O PNLD na fogueira do legislativo: o debate em torno da temática de gênero e diversidade sexual
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i1.9829Keywords:
Educação, Humanas, CulturaAbstract
O presente artigo apresenta uma análise de conteúdo das proposições de medidas legislativas no período de 2014 a 2021, com proibição aos livros didáticos distribuídos às escolas públicas por meio do Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Como fonte de pesquisa, foram consultados sites oficiais de governos municipais e estaduais, bem como os portais da Câmara de Deputados e do Senado Federal, nos quais constam os projetos de lei abordados no artigo. Também foram utilizadas, como fonte, reportagens veiculadas de forma eletrônica pela imprensa de grande circulação no Brasil. Foram mapeados os sujeitos proponentes, as conexões entre as proposições e ações de bancadas religiosas, assim como as implicações que a retirada dos termos gênero e diversidade sexual podem gerar. Entende-se que essas medidas de cerceamento, que tramitam em diferentes municípios e estados do Brasil, sob a prerrogativa de combater a “ideologia de gênero”, criam mecanismos de censura que impedem o debate democrático em sala de aula. Conclui-se, com este estudo, que a disputa pela narrativa do conceito de gênero é de cunho moral e está atrelada a necessidade de aprovação de mecanismos que corroborem a crença de determinados segmentos religiosos.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Authors must submit their manuscripts to be published in this journal agree with the following terms:Authors maintain the copy rights and concede to the journal the right of first publication, with the paper simultaneously licensed under the License Creative Commons attribution that permits the sharing of the paper with recognition of authorship and initial publication in this journal.
Since the articles are presented in this journal of public access, they are of free use, with their own attributions for educational and non-commercial purposes.
The Periodic Journal of Education, Science and Culture in http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao was licensed with a Creative Commons - Attribution - Noncommercial 3.0 Not Adapted.