Onde está o brincar no curso de pedagogia? Existências e ausências na formação docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v28i2.10587Palabras clave:
Pedagogia, Brincar, Formação de professoresResumen
Partindo do pressuposto que o brincar é uma prática social reconhecidamente importante, especialmente para as crianças, buscamos investigar como é contemplado em curso de formação de professores. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de caráter bibliográfico e documental, que se debruçou sobre os planos de ensino do curso de Pedagogia de uma universidade pública do interior do Paraná. Ao considerar o brincar como prática potente de formação humana reconhece a necessidade de que ele aconteça no cotidiano do trabalho pedagógico. Para tal, é desejável que a formação do professor contemple discussões nesse sentido, uma vez que os profissionais são os responsáveis por organizar os tempos, espaços e materiais para que as brincadeiras existam. Os resultados indicam a insuficiência de discussões teóricas e práticas sobre o brincar no curso de Pedagogia, evidenciando uma lacuna que compromete a formação dos profissionais e poderá impactar na proposição de práticas lúdicas com as crianças.
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