Educação Profissional enquanto Política de Estado no Brasil: das Escolas de Aprendizes Artífices aos Institutos Federais
from Schools for Apprentice Craftsmen to Federal Institutes
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i4.11412Resumen
A educação profissional é reconhecida na realidade brasileira enquanto direito que emerge na confluência dos direitos constitucionais à educação e ao trabalho. Em sua origem, era dirigida aos pobres – membros das classes trabalhadoras – e revestia-se do cunho assistencialista e de controle social. Essas distintas concepções em torno da profissionalização e quanto ao papel do Estado em sua materialização, são conformadas historicamente em conjunturas específicas. Destarte, os projetos em torno dessa modalidade educacional, efetivado através das políticas públicas, devem ser apreendidos a partir das disputas entre os agentes situados no campo e orientados por distintos e/ou mesmo divergentes concepções e interesses (Manfredi, 2002; Frey, 2000). Em tal perspectiva, busca-se apreender a intervenção do Estado brasileiro sobre a educação profissional ao longo da história, e hodiernamente, tomando-se o seu ponto de partida no cenário nacional, que é a criação das Escolas de Aprendizes e Artífices em 1909, perpassando o percurso trilhado pelas instituições da Rede Federal de Educação Profissional através da intervenção do Estado em quase uma década, até a emergência dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, em 2008. Da análise, depreende-se que os Institutos Federais representam uma nova institucionalidade emergente a partir de um percurso histórico marcado por embates em torno de um projeto nacional para a educação profissional, em que tem destaque o papel assumido pelo Estado na sua gestão e financiamento, balizando uma trajetória promissora para política pública.
Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.