Materiais visuais e recursos imagéticos no ensino de Libras como primeira língua

formação docente e práticas pedagógicas

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.12228

Resumen

É fundamental que, na educação de surdos(as), os materiais didáticos sejam desenvolvidos a partir da experiência visual e da língua de sinais, bem como de outros artefatos da cultura surda. Com base nesses pressupostos, foi desenvolvida uma pesquisa-intervenção em uma escola em que era desenvolvido o Atendimento Educacional Especializado (AEE). Neste artigo, problematizamos questões relacionadas à formação docente e às práticas pedagógicas no âmbito do ensino da Língua Brasileira de Sinais (Libras) como primeira língua (L1) com foco nos materiais visuais. Entre os resultados, ficou evidente que, sem formação adequada e domínio da Libras, a professora ouvinte tentava explorar a visualidade da criança surda com materiais visuais, mas utilizando-se de outros recursos, como gestos e oralização, diminuindo seu potencial. Em contrapartida, a intervenção de uma pesquisadora surda em formação se mostrou engajada com a cultura surda, tornando o ensino de Libras satisfatório por meio dos materiais visuais produzidos e utilizados. 

Biografía del autor/a

Lucas Romário, Universidade Federal do Paraná

Doutor (2020) e Mestre (2017) em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Especialista em Língua Brasileira de Sinais pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2017) e em Educação em Direitos Humanos (UFPB, 2015). Graduado em Pedagogia com aprofundamento em Educação Especial (UFPB, 2016), em Letras-Libras (Centro Universitário ETEP) e em Serviço Social (Anhanguera-Uniderp, 2012). Professor Adjunto II da Universidade Federal do Paraná (UFPR), lotado no Departamento de Libras do Setor de Ciências Humanas, Campus Reitoria, em Curitiba, atuando na área de Educação de Surdos do curso de Licenciatura em Letras-Libras e ministrando a disciplina de Libras em cursos de licenciatura e bacharelado da UFPR. Foi professor efetivo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Campus Juazeiro do Norte-CE, onde atuou na área de Fundamentos da Educação de Surdos, do Curso de Licenciatura em Letras-Libras (2019-2024), coordenou o Curso de Licenciatura em Letras-Libras (2021-2023), o Curso de Pós-Graduação Lato Sensu (Especialização) em Educação Bilíngue de Surdos na modalidade a distância da UFCA, o Núcleo Letras-Libras do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência e o Núcleo Letras-Libras no Programa de Residência Pedagógica. Professor Permanente do Programa de Mestrado Profissional em Educação (PMPEDU) da Universidade Regional do Cariri (URCA), na Linha de Pesquisa Educação, Inclusão, Diferenças e Deficiência - Práticas Educativas, Culturas e Diversidade. Foi bolsista de mestrado e doutorado da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Autor do livro Pedagogia surda: cultura, diferença e construção de identidades. Líder do Grupo de Pesquisas em Estudos Surdos e Estudos Culturais da Educação - SURDEC (UFCA/CNPq). Desenvolve atividades e projetos de ensino, pesquisa, extensão e cultura a partir dos seguintes temas: estudos surdos, pedagogia surda, trabalho pedagógico surdo, língua de sinais, educação bilíngue e acessibilidade. Contato: lucasromario@ufpr.br

Júlia Maria de Jesus Andrade, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduanda em Letras-Libras pela Universidade Federal do Cariri (UFCA). Representante Discente do Colegiado do curso de Letras-Libras (UFCA). Tradutora de Libras no Renafor: Formação em Práticas Educativas para a Educação Bilíngue de Surdos. Foi Bolsista de Iniciação Científica - PIBIC (CNPq - 2023 - 2024) no âmbito da Educação Bilíngue de Surdos. Foi Bolsista de Iniciação à Docência - PIBID (CAPES- 2022 - 2023) no âmbito de ensino de Libras como L2.

Jaisna Araújo da Costa Oliveira, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Graduanda do curso de Letras Libras pela Universidade Federal do Cariri - UFCA. Possui Graduação em Letras (Habilitação em Língua Portuguesa), obtida pela Faculdade de Letras e Artes da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Mestrado em Letras (Área de Concentração: Texto, Discurso e Ensino), obtido pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UERN, cujas pesquisas foram centradas na Análise do Discurso de Linha Francesa. Tem interesse em trabalhos relacionados à Análise do Discurso, Memória e Subjetividade, bem como aos aspectos da linguagem relacionados ao Ensino de Libras.

Amélia Rodrigues Amorim Araújo, Universidade Federal do Cariri - UFCA

Pedagoga. Graduada em Pedagogia pela Universidade Regional do Cariri - URCA(2006). Pós graduada em Gestão Educacional pela Faculdade FAVENII(2024). Atualmente é: Dscente do curso de Letras Libras pela Universidade Federal do Cariri - UFCA; monitora voluntária Programa Institucional de Iniciação Científica e Tecnológica (PIICT) da UFCA, na modalidade PIBIC,do projeto de pesquisa Ensino de Libras como L1 e Ensino de Língua Portuguesa como L2 para estudantes surdos(as): pesquisa-intervenção na perspectiva do Bilinguismo do Dr. Lucas Romário da Silva; monitora do PID no projeto TEORIAS CURRICULARES E EDUCAÇÃO DE SURDOS NA FORMAÇÃO DOCENTE da Dra. Ana Carmita Bezerra de Souza.

Publicado

2025-05-07

Número

Sección

Artigos