Ensino médio EJA: escola, currículo, juventude

Autores/as

  • Mario Dolvidio Duarte Leão Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Dóris Maria Luzzardi Fiss Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.18316/1708

Palabras clave:

Ensino Médio EJA, Currículo, Culturas Juvenis

Resumen

O presente estudo abordou relações constituídas entre o trabalho pedagógico proposto junto a alunos que cursam o Ensino Médio EJA Noturno e sua identidade cultural. Pretendeu-se melhor compreender o significado de uma educação que percebe o aluno para além da realidade de sala de aula, considerando as culturas que estão em jogo na escola. Este trabalho buscou refletir sobre singularidades dos alunos e dos profissionais da educação, identificando as relações e contradições que cruzam o espaço escolar através do discurso, como espaço de democratização juvenil enquanto prática.

Biografía del autor/a

Mario Dolvidio Duarte Leão, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Graduando em Ciências Sociais – Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Dóris Maria Luzzardi Fiss, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Faculdade de Educação

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professora Adjunta III na Faculdade de Educação (FACED) da UFRGS. Área de pesquisa: didática, formação de professores, currículo, identidades docentes, culturas juvenis, análise de discurso.

Publicado

2014-12-22

Número

Sección

Artigos