O uso do Podcast como recurso didático de Sociologia: aproximando habitus

Autores/as

  • Roniel Sampaio Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí - IFPI Campus Floriano
  • Cristiano das Neves Bodart Universidade de São Paulo - USP

DOI:

https://doi.org/10.18316/2236-6377.15.9

Palabras clave:

Ensino-Aprendizagem, Podcast, Sociologia, Habitus

Resumen

Esse paper caracteriza-se como um relato de experiência docente, tratando-se de uma descrição de prática pedagógica cujo objetivo foi aproximar os habitus dos educandos e do docente a fim de promover um ensino-aprendizado mais significativo. A prática apresentada foi, em 2013, vencedora do Prêmio Professores do Brasil na categoria “Educação Digital articulada ao desenvolvimento do currículo”. Busca-se descrever como se deu o planejamento e execução de uma proposta de uso de podcast em aulas de Sociologia, a qual fundamentou-se sob uma perspectiva teórica da Sociologia Culturalista, sobretudo a partir das colaborações de Pierre Bourdieu. Tal prática apresentou resultados satisfatórios, destacando que o podcast pode vir a ser uma ferramenta de aproximação de habitus.

 

Publicado

2015-08-06

Número

Sección

Experiências