O papel da educação patrimonial na contribuição para preservação/conservação do patrimônio cultural

Autores/as

  • Fabiolla Falconi Vieira Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.18316/393

Palabras clave:

Patrimônio Cultural, Educação Patrimonial, Estágio, Transformação Urbana

Resumen

Através do Estágio de Patrimônio Cultural, realizado no curso de História da Universidade do Estado de Santa Catarina, foi possível vivenciar a experiência de se trabalhar no Ateliê de Conservação e Restauração de Bens Culturais Móveis - ATECOR. Trabalhando na restauração e conservação das obras da série “Avulsos”, do artista Aldo Nunes foi possível observar as transformações urbanas ocorridas em Florianópolis durante os anos 70 e 80, e a partir de sua análise, como essas mudanças se relacionam com a questão da preservação do patrimônio cultural de Florianópolis. Através desse estágio foram elaboradas oficinas de educação pratrimonial, as quais foram ministradas na Escola de Ensino Básico Porto do Rio Tavares. Nesse sentido esse ensaio visa descrever a experiência de aplicação dessas oficinas em uma escola pública de Florianópolis.

 

Biografía del autor/a

Fabiolla Falconi Vieira, Universidade do Estado de Santa Catarina

História

Publicado

2012-12-07

Número

Sección

Artigos