Interculturalizar a formação de professores: leituras pela abertura epistemológica nos currículos de licenciaturas

Autores/as

  • Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana Universidade Estadual de Goiás
  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4429

Palabras clave:

Formação de Professores, Interculturalidade Crítica, Diversidade Epistemológica.

Resumen

A questão das diferenças culturais tem sido foco de muitos estudos educacionais contemporâneos. Busca-se, construir uma educação aberta às diferenças pautada no respeito e, na valorização da diversidade, o que exige repensar a formação inicial e continuada de professores. Assim, o objetivo deste estudo, de caráter teórico, (VILAÇA, 2010) é discutir a possibilidade de interculturalizar criticamente a formação de professores. Problematizamos as relações assimétricas produzidas pela colonialidade do poder (QUIJANO, 1992), entendendo as diferenças culturais como, criações discursivas (SILVA, 2014) historicamente hierarquizadas em uma educação monocultural (VEIGA-NETO, 2003) que vem sendo fortemente questionada por outros sujeitos e outras pedagogias (ARROYO, 2012). A perspectiva de educação intercultural (CANDAU, 2016) emerge neste contexto propondo uma abertura radical às diferenças (WALSH, 2010), inclusive em estudos sobre a formação de professores (CANEN; XAVIER, 2005; MELO 2014). Diante desta conjuntura, a proposição feita neste trabalho é que os cursos de licenciatura incluam em seus currículos epistemologias não-ocidentais a fim de interculturalizar radicalmente a formação de professores. Por fim, consideramos que esta proposta é um desafio que impulsiona a criação de outros modos de educar.

Biografía del autor/a

Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana, Universidade Estadual de Goiás

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goias. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas. E-mail: jonathasvilas@hotmail.com

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Barcelona/ES (2014), doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília/DF (2013), mestre em Educação pela Universidad de la Habana/PUC-GO (2006), psicopedagogo pela UCG/GO (1994), psicólogo pela UCG/GO (1991) e professor do quadro permanente do PPGSS Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – IELT, da Universidade Estadual de Goiás. Professor titular efetivo com dedicação exclusiva da Universidade Estadual de Goiás – UEG e Líder do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras. E-mail: suanno@uol.com.br

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ/PPED/UEG, 2014) e Pós-doutora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (FE/UFG, 2005). Especialista em Psicopedagogia (ULBRA/RS, 1998) e em Avaliação Institucional (UEG/GO, 2005). Graduada em Pedagogia (PUC-GO, 1988).Atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia e docente do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT) da UEG. 

Publicado

2018-10-02

Número

Sección

Dossiê