Interculturalizar a formação de professores: leituras pela abertura epistemológica nos currículos de licenciaturas
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4429Palavras-chave:
Formação de Professores, Interculturalidade Crítica, Diversidade Epistemológica.Resumo
A questão das diferenças culturais tem sido foco de muitos estudos educacionais contemporâneos. Busca-se, construir uma educação aberta às diferenças pautada no respeito e, na valorização da diversidade, o que exige repensar a formação inicial e continuada de professores. Assim, o objetivo deste estudo, de caráter teórico, (VILAÇA, 2010) é discutir a possibilidade de interculturalizar criticamente a formação de professores. Problematizamos as relações assimétricas produzidas pela colonialidade do poder (QUIJANO, 1992), entendendo as diferenças culturais como, criações discursivas (SILVA, 2014) historicamente hierarquizadas em uma educação monocultural (VEIGA-NETO, 2003) que vem sendo fortemente questionada por outros sujeitos e outras pedagogias (ARROYO, 2012). A perspectiva de educação intercultural (CANDAU, 2016) emerge neste contexto propondo uma abertura radical às diferenças (WALSH, 2010), inclusive em estudos sobre a formação de professores (CANEN; XAVIER, 2005; MELO 2014). Diante desta conjuntura, a proposição feita neste trabalho é que os cursos de licenciatura incluam em seus currículos epistemologias não-ocidentais a fim de interculturalizar radicalmente a formação de professores. Por fim, consideramos que esta proposta é um desafio que impulsiona a criação de outros modos de educar.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.