Interculturalizar a formação de professores: leituras pela abertura epistemológica nos currículos de licenciaturas

Autores

  • Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana Universidade Estadual de Goiás
  • João Henrique Suanno Universidade Estadual de Goiás
  • Yara Fonseca de Oliveira e Silva Universidade Estadual de Goiás

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v23i2.4429

Palavras-chave:

Formação de Professores, Interculturalidade Crítica, Diversidade Epistemológica.

Resumo

A questão das diferenças culturais tem sido foco de muitos estudos educacionais contemporâneos. Busca-se, construir uma educação aberta às diferenças pautada no respeito e, na valorização da diversidade, o que exige repensar a formação inicial e continuada de professores. Assim, o objetivo deste estudo, de caráter teórico, (VILAÇA, 2010) é discutir a possibilidade de interculturalizar criticamente a formação de professores. Problematizamos as relações assimétricas produzidas pela colonialidade do poder (QUIJANO, 1992), entendendo as diferenças culturais como, criações discursivas (SILVA, 2014) historicamente hierarquizadas em uma educação monocultural (VEIGA-NETO, 2003) que vem sendo fortemente questionada por outros sujeitos e outras pedagogias (ARROYO, 2012). A perspectiva de educação intercultural (CANDAU, 2016) emerge neste contexto propondo uma abertura radical às diferenças (WALSH, 2010), inclusive em estudos sobre a formação de professores (CANEN; XAVIER, 2005; MELO 2014). Diante desta conjuntura, a proposição feita neste trabalho é que os cursos de licenciatura incluam em seus currículos epistemologias não-ocidentais a fim de interculturalizar radicalmente a formação de professores. Por fim, consideramos que esta proposta é um desafio que impulsiona a criação de outros modos de educar.

Biografia do Autor

Jonathas Vilas Boas de Sant'Ana, Universidade Estadual de Goiás

Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Goias. Mestrando do Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias da Universidade Estadual de Goiás. Membro da Rede Internacional de Escolas Criativas. E-mail: jonathasvilas@hotmail.com

João Henrique Suanno, Universidade Estadual de Goiás

Pós-doutor em Educação pela Universidade de Barcelona/ES (2014), doutor em Educação pela Universidade Católica de Brasília/DF (2013), mestre em Educação pela Universidad de la Habana/PUC-GO (2006), psicopedagogo pela UCG/GO (1994), psicólogo pela UCG/GO (1991) e professor do quadro permanente do PPGSS Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias – IELT, da Universidade Estadual de Goiás. Professor titular efetivo com dedicação exclusiva da Universidade Estadual de Goiás – UEG e Líder do Grupo de Pesquisa em Rede Internacional Investigando Escolas Criativas e Inovadoras. E-mail: suanno@uol.com.br

Yara Fonseca de Oliveira e Silva, Universidade Estadual de Goiás

Doutora em Políticas Públicas, Estratégias e Desenvolvimento (UFRJ/PPED/UEG, 2014) e Pós-doutora na Faculdade de Letras da Universidade do Porto-Portugal. Mestre em Educação pela Universidade Federal de Goiás (FE/UFG, 2005). Especialista em Psicopedagogia (ULBRA/RS, 1998) e em Avaliação Institucional (UEG/GO, 2005). Graduada em Pedagogia (PUC-GO, 1988).Atua como professora titular da Universidade Estadual de Goiás, Campus Aparecida de Goiânia e docente do Mestrado Interdisciplinar em Educação, Linguagem e Tecnologias (MIELT) da UEG. 

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Publicado

2018-10-02

Edição

Seção

Dossiê