As políticas de avaliação e a qualidade do ensino superior brasileiro na ótica dos gestores de cursos de graduação.
DOI:
https://doi.org/10.18316/458Palabras clave:
Avaliação do Ensino Superior, Qualidade no Ensino Superior, Política EducacionalResumen
O presente artigo apresenta os resultados de uma pesquisa sobre as repercussões das políticas de avaliação do ensino superior sobre a qualidade dos cursos de graduação, sob a ótica dos gestores de cursos de Administração. Procuramos investigar se as Políticas Públicas de Avaliação implementadas, desde 1995, no Ensino Superior Brasileiro potencializaram em efetivas melhorias da qualidade dos cursos. Trabalhamos com os conceitos de qualidade em geral, qualidade na educação e avaliação institucional. Utilizamos a abordagem qualitativa, a estratégia de casos múltiplos e as técnicas de coleta de dados, entrevistas semiestruturadas e análise documental. Pesquisamos quatro gestores de cursos de Administração de instituições privadas e públicas de ensino superior do estado de São Paulo. Percebemos que embora constate-se melhorias – principalmente infraestruturais – há muito a ser feito, a começar por (res)significar o conceito de qualidade, uma vez que as políticas se prendem a modelos empresariais incompatíveis com uma organização educacional.
Palavras-chave: Avaliação do Ensino Superior; Qualidade no Ensino Superior; Política Educacional.
POLICIES of EVALUATION and the QUALITY OF Brazilian undergraduate EDUCATION in the PERSPECTIVE OF MANAGERS OF UNDERGRADUATE COURSES
Abstract: This article presents the results of a survey on the impact of assessment policy in undergraduate education about the quality of undergraduate courses in the perspective of manangersof undergraduate courses. We try to investigate whether the Public Policy of implemented Assessment, since 1995, in the Brazilian Undergraduate Education potentialized effective improvements in the couses quality. We worked with the concepts of quality in general, quality in education and institutional assessment. We used a qualitative approach, the strategy of multiple cases and the techniques of data collection, semistructured interviews and document analysis. We searched four managers of Administration courses of private and public institutions of undergraduate education in the state of Sao Paulo. We realized that although we find improvements - mainly infrastructural - much remains to be done starting with (re) define the concept of quality since the policies are related to business models incompatible with an educational organization.
Keywords: Undergraduate Education Evaluation, Quality in Undergraduate Education, Educational Policy.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.