Proeja: um ‘entre-lugar’ na relação educação profissional e educação básica na modalidade de jovens e adultos.
DOI:
https://doi.org/10.18316/467Palabras clave:
Educação Profissional, PROEJA, Inclusão, Entre-lugarResumen
O presente artigo expõe uma breve reflexão acerca da mobilização dos sujeitos, que atuam no PROEJA: estudantes, professores, gestores e pesquisadores, durante o I Encontro Estadual de Estudantes do PROEJA, em Santa Maria, em maio/2010. Para tal, nos apropriamos do ideário, que permeou o evento, com representação de estudantes e de gestores dos três Institutos Federais do Rio Grande do Sul, do Colégio Politécnico Santa Maria e do CTISM - Colégio Técnico Industrial vinculado à UFSM, com vistas à elaboração da Primeira carta dos estudantes e dos gestores, do PROEJA/RS. Na sequência, fundamentamos a elocução à luz da compreensão do conceito de entre-lugar preconizado por Homi Bhabha. Por fim, dialogamos com o autor a respeito do PROEJA como um entre-lugar a partir da relação de poder que se estabelece pela entrada - por decreto - do PROEJA na rede federal.
Palavras-chave: Educação Profissional; PROEJA; Inclusão; Entre-lugar.
PROEJA: a "place in-between" in the Relationship between Professional and Basic Education in Education for Youths and Adults
Abstract: This article presents a brief reflection on the mobilization of the subjects that operate in PROEJA: students, teachers, managers and researchers, during the First State Meeting of Students in Santa Maria in May/2010. To this end, we appropriate the ideas that permeated the event with representation from students and managers of the three Federal Institutes of Rio Grande do Sul, Santa Maria Polytechnic College, and Technical College Industrial linked to UFSM with a view to drawing up the first letter of students and managers of PROEJA/RS. Following, we based the utterance in the light of understanding the concept of place in-between proposed by Homi Bhabha. Finally, we dialogue with the author about the PROEJA as a place in-between from the power relationship that is established by the entrance - by decree - the PROEJA in the federal system.
Keywords: Professional Education, PROEJA, Inclusion, Place In-Between.Descargas
Publicado
Número
Sección
Licencia
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.