Proeja: um ‘entre-lugar’ na relação educação profissional e educação básica na modalidade de jovens e adultos.

Autores/as

  • Luzia Terezinha Baptista Oliveira Universidade Federal de Roraima (UFR) - Colégio de Aplicação

DOI:

https://doi.org/10.18316/467

Palabras clave:

Educação Profissional, PROEJA, Inclusão, Entre-lugar

Resumen

O presente artigo expõe uma breve reflexão acerca da mobilização dos sujeitos, que atuam no PROEJA: estudantes, professores, gestores e pesquisadores, durante o I Encontro Estadual de Estudantes do PROEJA, em Santa Maria, em maio/2010. Para tal, nos apropriamos do ideário, que permeou o evento, com representação de estudantes e de gestores dos três Institutos Federais do Rio Grande do Sul, do Colégio Politécnico Santa Maria e do CTISM - Colégio Técnico Industrial vinculado à UFSM, com vistas à elaboração da Primeira carta dos estudantes e dos gestores, do PROEJA/RS. Na sequência, fundamentamos a elocução à luz da compreensão do conceito de entre-lugar preconizado por Homi Bhabha. Por fim, dialogamos com o autor a respeito do PROEJA como um entre-lugar a partir da relação de poder que se estabelece pela entrada - por decreto - do PROEJA na rede federal.

Palavras-chave: Educação Profissional; PROEJA; Inclusão; Entre-lugar.

PROEJA: a "place in-between" in the Relationship between Professional and Basic Education in  Education for Youths and Adults

Abstract: This article presents a brief reflection on the mobilization of the subjects that operate in PROEJA: students, teachers, managers and researchers, during the First State Meeting of Students in Santa Maria in May/2010. To this end, we appropriate the ideas that permeated the event with representation from students and managers of the three Federal Institutes of Rio Grande do Sul, Santa Maria Polytechnic College, and Technical College Industrial linked to UFSM with a view to drawing up the first letter of students and managers of PROEJA/RS. Following, we based the utterance in the light of understanding the concept of place in-between proposed by Homi Bhabha. Finally, we dialogue with the author about the PROEJA as a place in-between from the power relationship that is established by the entrance - by decree - the PROEJA in the federal system.

Keywords: Professional Education, PROEJA, Inclusion, Place In-Between.

Publicado

2012-08-17

Número

Sección

Experiências