Representações sociais e os novos padrões estéticos e ideológicos das influenciadoras digitais: Uma análise de impacto na sociedade brasileira

Autores/as

  • Mariana Mattar Yunes ISCTE - Instituto Universitário de Lisboa
  • Gabriel Celestino Rosa Universidade La Salle - UNILASALLE
  • Leonidas Roberto Taschetto Universidade La Salle - UNILASALLE

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v24i3.5553

Palabras clave:

Representação Social, Influência, Digital, Rede, Estética, Estereótipo

Resumen

Este artigo tem por objetivo apresentar uma reflexão crítica acerca do impacto social da produção de representações sociais e padrões estéticos e ideológicos por diferentes influenciadoras digitais no Brasil. Para tanto, foi eleita uma amostra de influenciadoras de grande visibilidade na internet com número significativo de seguidores, com objetivo de embasar a análise. Os resultados indicam duas grandes categorias, “conservadoras” e “transgressoras”, criadas com base nas ideias e representações produzidas pelas influenciadoras digitais em suas redes sociais. Em conclusão, buscou-se desenvolver considerações acerca do impacto desses exemplos ativos no momento atual da sociedade brasileira.

Publicado

2019-11-29

Número

Sección

Artigos