Entre fontes historiográficas e arquivos digitais: memórias dos cotidianos escolares de Rondônia no Facebook

Autores/as

  • Robson Fonseca Simões UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA/UNIR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR/PPGEE-MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.5825

Palabras clave:

Internet, Páginas do Facebook, Memórias Escolares, História da Educação.

Resumen

Como dispositivo de uso social, as postagens nas redes sociais da web também mantêm acesas as memórias e as histórias vividas nas escolas. Numa tentativa de diálogo com a pesquisa de Pós-doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, este trabalho procura problematizar os posts dos territórios da internet, mais especificamente nas Páginas dos Colégios rondonienses no Facebook: Barão de Solimões, Carmela Dutra, Dom Bosco e Duque de Caxias, considerados fontes para a historiografia da Educação. A escolha desse objeto de estudo justifica-se por se tratar de uma documentação no ambiente virtual que não pode ser mais desconsiderada pelos pesquisadores. As narrações dos usuários nos ambientes digitais estabelecem uma relação com a História, uma vez que retomam a memória pessoal e coletiva, propondo novos olhares sobre o passado. O que circula sobre as instituições do norte no Facebook? De história em história, compõe-se o passado dos ex-alunos e, por entre as memórias, o despojamento das práticas escolares. Quais são os assuntos mais compartilhados nessa rede social da internet? O instinto narrativo encontra na rede social o palco ideal com sequências das ações que trazem à baila as histórias dos educandários. O que pode ser entendido como sensibilidade digital? Com os usos e as práticas culturais, as postagens são fontes que refletem as emoções, os sentimentos, as histórias, descrevendo nas entrelinhas midiáticas outras experiências escolares vividas. Rodriguez de La Flor; Escandell Montiel (2014), Eiroa San Francisco (2018), Pons Pons (2018) e Sordi (2019) ajudam a refletir que as novas tecnologias abrem caminhos por apresentarem outras versões sobre as histórias de vida dos sujeitos. Nessa acepção, esse trabalho procurou contribuir para os estudos sobre a História da Educação em Rondônia.

Biografía del autor/a

Robson Fonseca Simões, UNIVERSIDADE FEDERAL DE RONDÔNIA/UNIR PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO ESCOLAR/PPGEE-MESTRADO E DOUTORADO PROFISSIONAL

Pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Educação-PROPED/UERJ, com bolsa PNPD/CAPES na supervisão da professora titular Dra. Ana Chrystina Venancio Mignot; intercâmbio científico de Pós-doutorado na Universidade de Alcalá, Espanha, na supervisão do professor titular Dr. Antonio Castillo Gómez, junto ao seu grupo de pesquisa Leitura, Escrita e Alfabetização (LEA). Professor Adjunto do Núcleo de Ciências Humanas, no Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de Rondônia, UNIR, Campus Porto Velho; atua na Graduação, nas Licenciaturas, na modalidade a distância e na Pós-graduação; docente do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar, Mestrado Profissional (PPGEE/MEPE/UNIR) na linha de pesquisa: Práticas pedagógicas, inovações curriculares e tecnológicas. Foi professor pesquisador I da CAPES (2016/2018) junto à Diretoria de Educação a Distância, UNIR/DIRED/UAB. Foi coordenador adjunto do Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio, MEC/UNIR/SEDUC/RO, programa de formação continuada do governo federal (2014/2015). Atualmente é coordenador adjunto do Curso de Extensão universitária (2017/2019) intitulado Educação Financeira para Jovens e Adultos: ações formativas e investigativas na perspectiva de uma comunidade de aprendizagem. Doutor em Educação (2012) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; Mestre em Educação (2007) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da UERJ; graduado em Letras (2003) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Tem experiência na área da Educação, atuando nos seguintes temas: Educação, Cultura e Linguagens; Ações pedagógicas e as novas tecnologias, Histórias escolares e cultura digital. Autor de livros, artigos e comunicações em eventos nacionais e internacionais. Tem apresentado trabalhos no CONEDU (Congresso Nacional de Educação); SEMINÁRIO INTERNACIONAL REDES DA UERJ (As Redes Educativas e as Tecnologias); COLE (Congresso de Leitura do Brasil), CIPA (Congresso Internacional de Pesquisa Autobiográfica); SEMIEDU (Seminário de Educação) e no EDAPECI (Educação a distância e práticas educativas comunicacionais e interculturais). É membro associado da Biograph - Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica.

 

Publicado

2020-11-30

Número

Sección

Artigos