Entre fontes historiográficas e arquivos digitais: memórias dos cotidianos escolares de Rondônia no Facebook
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v25i3.5825Palavras-chave:
Internet, Páginas do Facebook, Memórias Escolares, História da Educação.Resumo
Como dispositivo de uso social, as postagens nas redes sociais da web também mantêm acesas as memórias e as histórias vividas nas escolas. Numa tentativa de diálogo com a pesquisa de Pós-doutorado apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Estadual do Rio de Janeiro, este trabalho procura problematizar os posts dos territórios da internet, mais especificamente nas Páginas dos Colégios rondonienses no Facebook: Barão de Solimões, Carmela Dutra, Dom Bosco e Duque de Caxias, considerados fontes para a historiografia da Educação. A escolha desse objeto de estudo justifica-se por se tratar de uma documentação no ambiente virtual que não pode ser mais desconsiderada pelos pesquisadores. As narrações dos usuários nos ambientes digitais estabelecem uma relação com a História, uma vez que retomam a memória pessoal e coletiva, propondo novos olhares sobre o passado. O que circula sobre as instituições do norte no Facebook? De história em história, compõe-se o passado dos ex-alunos e, por entre as memórias, o despojamento das práticas escolares. Quais são os assuntos mais compartilhados nessa rede social da internet? O instinto narrativo encontra na rede social o palco ideal com sequências das ações que trazem à baila as histórias dos educandários. O que pode ser entendido como sensibilidade digital? Com os usos e as práticas culturais, as postagens são fontes que refletem as emoções, os sentimentos, as histórias, descrevendo nas entrelinhas midiáticas outras experiências escolares vividas. Rodriguez de La Flor; Escandell Montiel (2014), Eiroa San Francisco (2018), Pons Pons (2018) e Sordi (2019) ajudam a refletir que as novas tecnologias abrem caminhos por apresentarem outras versões sobre as histórias de vida dos sujeitos. Nessa acepção, esse trabalho procurou contribuir para os estudos sobre a História da Educação em Rondônia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.