Alfabetização científica e astronomia na educação infantil: uma exploração lúdica dos conceitos de dia e noite

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i2.7483

Palabras clave:

Divulgação, Científica, Educação, Astronomia, Alfabetização, Lúdico, Arte-Ciência

Resumen

A alfabetização científica é um processo que promove diálogos e aproximações entre a cultura científica e a cultura experiencial dos indivíduos. Esse processo pode, e deve, estar presente no cotidiano das crianças pequenas e o uso da ludicidade torna-o possível, pois, é necessário pensar sua adequação ao público infantil. Assim, o presente trabalho objetiva apresentar o processo de elaboração, desenvolvimento e resultados de uma intervenção lúdico-didática planejada no contexto de uma disciplina do curso de Pedagogia da Unifesp, oferecida nos primeiros semestres. A metodologia adotada permitiu-nos discutir o uso de elementos educacionais não formais em âmbito escolar por meio de uma intervenção didática baseada em uma sequência de atividades sobre a temática Dia e Noite a saber: desenho animado, roda de conversa, produção artística e brincadeira. Como resultados verificamos, por meio das atividades e falas das crianças, que cada momento contribuiu para ampliar suas experiências e conhecimentos sobre o fenômeno astronômico.

Biografía del autor/a

Giselli Belli, Universidade Federal de São Paulo

Tecnóloga em Polimeros pela Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo (2016).

Licenciada em Química pela Universidade Cruzeiro do Sul (2018).

Licencianda em Pedagogia na Universidade Federal de São Paulo.

Mestranda em Educação na Universidade Federal de São Paulo.

Thuane Santos Valverde Magalhães, Universidade Federal de São Paulo

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de São Paulo (2016).

Mestranda em Educação na Universidade Federal de São Paulo.

Vitor Amorim, Universidade de São Paulo

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo (2020).

Mestrando em Ensino de Ciências e Matemática na Universidade Federal de São Paulo.

Emerson Izidoro, Universidade Federal de São Paulo

Professor no Departamento de Educação da Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade Federal de São Paulo.

Licenciado em Física pela Universidade de São Paulo (1998).

Licenciado em Ciências da Natureza pela Universidade de São Paulo (2009).

Mestre em Ensino de Ciências pela Universidade de São Paulo (2003).

Doutor em Educação para a Ciência pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010).

Publicado

2021-05-14

Número

Sección

Experiências