Formar-se professor nas acontecências do cotidiano escolar: aprendizagem expericencial das artes do fazer docente no PIBID

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8436

Palabras clave:

PIBID, Cotidiano escolar, Formação docente, Aprendizagem experiencial

Resumen

Este trabalho discute o processo de formação de professores a partir das aprendizagens experienciais da docência, logradas nas vivências educativas de licenciandos em Letras participantes do PIBID. Tem como objetivo compreender como a aprendizagem da docência se constitui nos movimentos formativos. Fundamenta-se na concepção de aprendizagem expericencial de Larrosa (2015) e de cotidiano de Certeau (1994). É um estudo de base qualitativa, pois se centra na vertente analítica que valora os sentidos e significados que os sujeitos atribuem a si e ao seu processo formativo. Ancora-se na abordagem (auto)biográfica, tendo a entrevista narrativa como elemento de produção de informações sobre como se dá a formação do professor de língua portuguesa a partir das vivências e experiências logradas no cotidiano escolar pela participação no PIBID. Entre alguns resultados, o estudo mostrou que o PIBID se constitui como um espaço e tempo de formação, que permite ao sujeito viver as acontecências das práticas educativas na escola. Narrar a experiência educativa se insurge como elemento de protagonismo dos processos de formação, em que o sujeito toma consciência dos modos como a identidade docente vai se constituindo ainda em formação inicial

Biografía del autor/a

Fabrício Oliveira da Silva, Universidade Estadual de Feira de Santana - BA.

Pós-doutor e Doutor em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia - UNEB (2017). Mestre em Filologia e Língua Portuguesa pela Universidade de São Paulo (2003). Especialista em Gestão de Pessoas com ênfase em Competências no setor público pela Universidade Federal da Bahia - UFBA (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Tecnologia e Ciências - FTC - (2009). Especialista em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1998). Possui graduação em Licenciatura em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS (1997). É Professor Adjunto da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS, lotado no Departamento de Educação. Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação - PPGE da UEFS. Professor pesquisador do Grupo de Pesquisa Docência, Narrativas e Diversidade na Educação Básica ? DIVERSO. Coordenador e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Pedagogia Universitária - NEPPU da Universidade Estadual de Feira de Santana - UEFS. É membro do GT 4 - Didática da Associação Nacional de Pesquisadores da Educação - ANPEd. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Superior (graduação e pós-graduação), atuando como professor e pesquisador nos seguintes temas: formação do educador, identidade docente, didática, leitura e produção textual, ensino de língua portuguesa, pesquisa em educação, pesquisa (auto)biográfica e docência universitária e na Educação Básica.

Publicado

2021-12-22

Número

Sección

Artigos