Formar-se professor nas acontecências do cotidiano escolar: aprendizagem expericencial das artes do fazer docente no PIBID
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v26i3.8436Palavras-chave:
PIBID, Cotidiano escolar, Formação docente, Aprendizagem experiencialResumo
Este trabalho discute o processo de formação de professores a partir das aprendizagens experienciais da docência, logradas nas vivências educativas de licenciandos em Letras participantes do PIBID. Tem como objetivo compreender como a aprendizagem da docência se constitui nos movimentos formativos. Fundamenta-se na concepção de aprendizagem expericencial de Larrosa (2015) e de cotidiano de Certeau (1994). É um estudo de base qualitativa, pois se centra na vertente analítica que valora os sentidos e significados que os sujeitos atribuem a si e ao seu processo formativo. Ancora-se na abordagem (auto)biográfica, tendo a entrevista narrativa como elemento de produção de informações sobre como se dá a formação do professor de língua portuguesa a partir das vivências e experiências logradas no cotidiano escolar pela participação no PIBID. Entre alguns resultados, o estudo mostrou que o PIBID se constitui como um espaço e tempo de formação, que permite ao sujeito viver as acontecências das práticas educativas na escola. Narrar a experiência educativa se insurge como elemento de protagonismo dos processos de formação, em que o sujeito toma consciência dos modos como a identidade docente vai se constituindo ainda em formação inicialDownloads
Publicado
2021-12-22
Edição
Seção
Artigos
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.