Diário reflexivo: processo inicial de escrita de duas mentoras iniciantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.11010

Resumo

Objetivou-se identificar e caracterizar os níveis de reflexão expressados no processo inicial de escrita de diários reflexivos de duas professoras experientes, ao longo do primeiro ano de atuação como mentoras em um Programa de Mentoria. Adotamos as narrativas escritas como instrumento de pesquisa. Os dados revelaram que o processo de escrita envolveu, principalmente, elementos advindos de experiências profissionais e formativas anteriores à prática de mentoria. Ainda, embora não haja uma sequência em ‘níveis hierárquicos’ nos processos reflexivos concernentes à escrita dos diários, as narrativas de caráter reflexivo crítico se evidenciam em torno de conhecimentos específicos das áreas de formação e atuação docente das mentoras, na construção de significados para a prática na mentoria.

Biografia do Autor

Ana Paula Gestoso de Souza, Universidade Federal de São Carlos / UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora do Departamento de
Teorias e Práticas e do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSCar, São Carlos/SP. Vice-líder do
grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas

Tarciana os Santos Pinheiro, Universidade Federal de São Carlos / UFSCar

Mestra em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora dos anos iniciais da rede
pública de ensino, Osasco/SP. Integrante do grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas

Jéssica Francine Ferreira da Silva , Universidade Federal de São Carlos / UFSCar

Doutora em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Professora da Educação Infantil da rede
pública de ensino, São Carlos/SP. Integrante do grupo de pesquisa Estudos sobre a Docência: teorias e práticas

Downloads

Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Artigos