Diário reflexivo: processo inicial de escrita de duas mentoras iniciantes
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v29i2.11010Resumo
Objetivou-se identificar e caracterizar os níveis de reflexão expressados no processo inicial de escrita de diários reflexivos de duas professoras experientes, ao longo do primeiro ano de atuação como mentoras em um Programa de Mentoria. Adotamos as narrativas escritas como instrumento de pesquisa. Os dados revelaram que o processo de escrita envolveu, principalmente, elementos advindos de experiências profissionais e formativas anteriores à prática de mentoria. Ainda, embora não haja uma sequência em ‘níveis hierárquicos’ nos processos reflexivos concernentes à escrita dos diários, as narrativas de caráter reflexivo crítico se evidenciam em torno de conhecimentos específicos das áreas de formação e atuação docente das mentoras, na construção de significados para a prática na mentoria.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.