Explorando a Educação Não Formal em Museus: uma Revisão Bibliográfica dos Anais do ENPEC (2019-2023)
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.11893Resumo
O artigo teve como objetivo explorar as contribuições da educação não formal em museus, a partir de uma revisão bibliográfica dos anais do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências - ENPEC realizados nos anos de 2019, 2021 e 2023. Os procedimentos metodológicos consistiram em pesquisa qualitativa, por meio de uma revisão bibliográfica nos anais do ENPEC; e os procedimentos de análise e interpretação dos dados coletados na pesquisa remeteram à Análise de Conteúdo. A pesquisa considerou a análise de doze artigos envolvendo intervenções e práticas pedagógicas em museus. Os resultados evidenciaram que os museus e espaços não formais de educação desempenham um papel crucial na divulgação e alfabetização científica, no enriquecimento das práticas pedagógicas e um aprendizado mais dinâmico e significativo, oferecendo estratégias diversificadas que complementam o ensino formal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.