Um As vivências meditativas como estratégia educativa na educação infantil a partir da teoria bioecológica
DOI:
https://doi.org/10.18316/recc.v30i1.11943Resumo
Esse estudo enfatiza a importância das interações entre a criança e os diversos contextos em que ela está inserida, além de considerar o impacto do tempo nessas interações no olhar Bioecológico proposto por Urie Brofenbrenner. O estudo objetivou analisar como as vivências meditativas, dentro de um enfoque bioecológico, podem representar estratégias significativas para o processo educativo pedagógico das crianças da EI. Este estudo qualitativo explorou as interações entre uma pesquisadora e crianças durante vivências de meditação na Educação Infantil. Participaram 14 crianças, com idades entre dois e três anos, em uma escola particular no Município de Rio Grande/RS. Os dados foram coletados via Diários de Campo e analisados segundo Bardin (2011), categorizando as interações em díades. Com base na maior frequência de díades conjuntas observadas no estudo, é sugerido que as interações entre a pesquisadora e as crianças durante as vivências meditativas foram significativas. Isso aponta para um alto nível de envolvimento e eficiência das práticas investigadas. De fato, a observação das experiências meditativas na Educação Infantil, combinada com a Teoria Baseada no Desenvolvimento Humano (TBDH) e o reconhecimento da individualidade de cada criança, contribui para o desenvolvimento de práticas pedagógicas mais eficazes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que submetem seus manuscritos para serem publicados nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Em virtude dos artigos aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
O Periódico Revista de Educação, Ciência e Cultura em http://www.revistas.unilasalle.edu.br/index.php/Educacao foi licenciada com uma Licença Creative Commons - Atribuição - Uso Não Comercial 3.0 Não Adaptada.