Formação dos educadores lassalistas: discursos e práticas na integração das escolas e instituições de ensino superior.

Autores

  • Paulo Fossatti Centro Universitário La Salle - UNILASALLE Canoas
  • Dirléia Fanfa Sarmento Centro Universitário La Salle - UNILASALLE Canoas

DOI:

https://doi.org/10.18316/142

Palavras-chave:

Plano de Formação, Discursos, Práticas, Educação Básica, La Salle

Resumo

O artigo apresenta recortes dos discursos e práticas relativas à formação  continuada dos professores que exercem a docência na Rede La Salle. Para os Lassalistas, a concepção de educação está em consonância com a de formação e, nesse sentido, direciona-se para a pessoa do educador como ponto de partida para a sua constituição profissional, buscando resgatar a totalidade da pessoa humana, a importância da valorização de sua história e projeto de vida; seus valores e crenças; seus saberes experienciais; suas motivações, expectativas, dificuldades e até mesmo suas limitações.

PALAVRAS-CHAVES: Plano de Formação, Discursos e Práticas de Formação Continuada; Educação Básica; Ensino Superior; Rede La Salle.

RESUMEN: El artículo presenta citas de los discursos y prácticas relativas a la formación continua de los profesores que ejercen la docencia em la Red La Salle. Para los Lasallistas, el concepto de educación está en consonancia con el de formación y, eneste sentido, se dirige hacia la persona del educador como punto de partida para su constitución profesional, buscando rescatar la totalidad de la persona humana, la importancia de la valorización de su historia y proyecto de vida, sus valores y creencias; sus saberes experienciales; sus motivaciones, expectativas, dificultades e incluso sus limitaciones.

PALABRAS-CLAVE: – Plan de Formación – Discursos y Prácticas de Formación Continua – Enseñanza Básica – Enseñanza Superior – Red La Salle.

Downloads

Edição

Seção

Artigos