Compartilhamento de informações e conhecimento: desafios educacionais, tecnológicos e familiares em tempos de pandemia

Autores

  • Miriam Aparecida Beckhauser Alves Unicesumar - Maringá, PR / Discente.
  • Taymara Stefhany Medina Unicesumar - Maringá, PR/ Discente.
  • Viviane Sartori Unicesumar - Maringá, PR/ Docente.
  • Leticia Fleig Dal Forno Unicesumar - Maringá, PR/ Docente.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10095

Palavras-chave:

Compartilhamento do conhecimento, Relação família/escola, Ensino remoto emergencial.

Resumo

Em virtude da pandemia COVID-19, o ensino teve alterações em seu formato de maneira emergencial, passando da sala de aula presencial para a sala de aula virtual. Diante desta situação, um dos métodos adotados nas escolas foi o uso de tecnologias digitais para o compartilhamento de informações e de conhecimento para promover o ensino remoto emergencial. A problemática deste artigo teve como objetivo analisar o uso de ferramentas tecnológicas para o compartilhamento de informações e conhecimento entre professores, estudantes e pais/responsáveis, em tempos de pandemia, com vistas a facilitar a promoção do ensino remoto emergencial. A pesquisa caracteriza-se de natureza aplicada, com objetivos descritivos e caracterizada por abordagens quantitativas, com coleta de dados. Os resultados obtidos no estudo de caso mostram que o uso das ferramentas tecnológicas para compartilhar informação (com as famílias) e conhecimento (com os alunos), possibilitou maior participação e comprometimento dos responsáveis dos alunos, em ambiente domiciliar, visto que o acesso aos conteúdos para estudo, as orientações pedagógicas aos pais e maior acesso aos docentes, corroborou para mitigar o distanciamento provocado pela pandemia. Como continuidade desta pesquisa apontamos os possíveis avanços de novas ferramentas que possam ser implementadas pela instituição de ensino pesquisada.

Biografia do Autor

Miriam Aparecida Beckhauser Alves, Unicesumar - Maringá, PR / Discente.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional (Rhema); Gestão Escolar com ênfase em Coordenação Pedagógica (Grupo Rhema); Educação Especial (Univale) e Gestão Ambiental em Municípios, (UTFPR); Discente do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO), da Universidade Cesumar.

Taymara Stefhany Medina, Unicesumar - Maringá, PR/ Discente.

Possui graduação em Psicologia; Aluna no Mestrado Interdisciplinar em Gestão do Conhecimento nas Organizações (Linha Educação e Conhecimento) na Universidade UniCesumar.

Viviane Sartori, Unicesumar - Maringá, PR/ Docente.

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Atuação como docente de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior, em coordenação pedagógica, cursos de especialização em Educação na modalidade a Distância, capacitação de professores, gerenciamento, produção e revisão de materiais didáticos com foco em educação e suas inovações; Pesquisadora nas áreas de Educação, Inovação, Inovação Social e Habitats de Inovação e Educação

Leticia Fleig Dal Forno, Unicesumar - Maringá, PR/ Docente.

Doutorado pelo Programa de Doutoramento em Educação, Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa; Docente no Mestrado Interdisciplinar em Gestão do Conhecimento nas Organizações (Linha Educação e Conhecimento) e no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Cesumar.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos