Compartilhamento de informações e conhecimento: desafios educacionais, tecnológicos e familiares em tempos de pandemia

Autores/as

  • Miriam Aparecida Beckhauser Alves Unicesumar - Maringá, PR / Discente.
  • Taymara Stefhany Medina Unicesumar - Maringá, PR/ Discente.
  • Viviane Sartori Unicesumar - Maringá, PR/ Docente.
  • Leticia Fleig Dal Forno Unicesumar - Maringá, PR/ Docente.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10095

Palabras clave:

Compartilhamento do conhecimento, Relação família/escola, Ensino remoto emergencial.

Resumen

Em virtude da pandemia COVID-19, o ensino teve alterações em seu formato de maneira emergencial, passando da sala de aula presencial para a sala de aula virtual. Diante desta situação, um dos métodos adotados nas escolas foi o uso de tecnologias digitais para o compartilhamento de informações e de conhecimento para promover o ensino remoto emergencial. A problemática deste artigo teve como objetivo analisar o uso de ferramentas tecnológicas para o compartilhamento de informações e conhecimento entre professores, estudantes e pais/responsáveis, em tempos de pandemia, com vistas a facilitar a promoção do ensino remoto emergencial. A pesquisa caracteriza-se de natureza aplicada, com objetivos descritivos e caracterizada por abordagens quantitativas, com coleta de dados. Os resultados obtidos no estudo de caso mostram que o uso das ferramentas tecnológicas para compartilhar informação (com as famílias) e conhecimento (com os alunos), possibilitou maior participação e comprometimento dos responsáveis dos alunos, em ambiente domiciliar, visto que o acesso aos conteúdos para estudo, as orientações pedagógicas aos pais e maior acesso aos docentes, corroborou para mitigar o distanciamento provocado pela pandemia. Como continuidade desta pesquisa apontamos os possíveis avanços de novas ferramentas que possam ser implementadas pela instituição de ensino pesquisada.

Biografía del autor/a

Miriam Aparecida Beckhauser Alves, Unicesumar - Maringá, PR / Discente.

Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional (Rhema); Gestão Escolar com ênfase em Coordenação Pedagógica (Grupo Rhema); Educação Especial (Univale) e Gestão Ambiental em Municípios, (UTFPR); Discente do mestrado no Programa de Pós-Graduação em Gestão do Conhecimento nas Organizações (PPGGCO), da Universidade Cesumar.

Taymara Stefhany Medina, Unicesumar - Maringá, PR/ Discente.

Possui graduação em Psicologia; Aluna no Mestrado Interdisciplinar em Gestão do Conhecimento nas Organizações (Linha Educação e Conhecimento) na Universidade UniCesumar.

Viviane Sartori, Unicesumar - Maringá, PR/ Docente.

Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Atuação como docente de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Superior, em coordenação pedagógica, cursos de especialização em Educação na modalidade a Distância, capacitação de professores, gerenciamento, produção e revisão de materiais didáticos com foco em educação e suas inovações; Pesquisadora nas áreas de Educação, Inovação, Inovação Social e Habitats de Inovação e Educação

Leticia Fleig Dal Forno, Unicesumar - Maringá, PR/ Docente.

Doutorado pelo Programa de Doutoramento em Educação, Psicologia da Educação pela Universidade de Lisboa; Docente no Mestrado Interdisciplinar em Gestão do Conhecimento nas Organizações (Linha Educação e Conhecimento) e no curso de Licenciatura em Pedagogia na Universidade Cesumar.

Publicado

2022-11-30

Número

Sección

Artigos