Atuação da coordenação pedagógica: implicações nos processos de ensino-aprendizagem na educação inclusiva
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10203Palavras-chave:
Coordenação pedagógica, Síndrome de Down, Educação Inclusiva.Resumo
Este artigo, decorrente de um estudo de caso com abordagem qualitativa, teve por objetivo analisar a prática da coordenação pedagógica no contexto da Educação Especial, focalizando-se na relação com o professor da Sala de Recursos Multifuncionais, a partir da observação de atendimento a um aluno com síndrome de Down, em uma escola municipal de Natal/RN. Buscou avaliar o papel do pedagogo, enquanto coordenador, para a realização dessa tarefa na prática. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica e o professor da SRM e a observação do atendimento de um aluno com Síndrome de Down no segundo semestre de 2019. Como técnica de análise de dados, utilizamos a análise de conteúdo. Os principais achados da pesquisa apontaram que que o coordenador por assumir diversas funções, perde o foco em suas atribuições pedagógicas e que há um distanciamento dos assuntos voltados às pessoas com deficiência. Além disso, o estudo revela uma necessidade formativa dos agentes educacionais para o atendimento de estudantes com deficiência e uma maior interlocução entre os professores da SRM, das classes regulares e coordenação pedagógica.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.