Atuação da coordenação pedagógica: implicações nos processos de ensino-aprendizagem na educação inclusiva

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10203

Palavras-chave:

Coordenação pedagógica, Síndrome de Down, Educação Inclusiva.

Resumo

Este artigo, decorrente de um estudo de caso com abordagem qualitativa, teve por objetivo analisar a prática da coordenação pedagógica no contexto da Educação Especial, focalizando-se na relação com o professor da Sala de Recursos Multifuncionais, a partir da observação de atendimento a um aluno com síndrome de Down, em uma escola municipal de Natal/RN. Buscou avaliar o papel do pedagogo, enquanto coordenador, para a realização dessa tarefa na prática. Como instrumentos de coleta de dados foram realizadas entrevistas semiestruturadas com a coordenadora pedagógica e o professor da SRM e a observação do atendimento de um aluno com Síndrome de Down no segundo semestre de 2019. Como técnica de análise de dados, utilizamos a análise de conteúdo. Os principais achados da pesquisa apontaram que que o coordenador por assumir diversas funções, perde o foco em suas atribuições pedagógicas e que há um distanciamento dos assuntos voltados às pessoas com deficiência. Além disso, o estudo revela uma necessidade formativa dos agentes educacionais para o atendimento de estudantes com deficiência e uma maior interlocução entre os professores da SRM, das classes regulares e coordenação pedagógica.

Biografia do Autor

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal de Rondônia / PRofessor.

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (Canoas/Brasil) com período sanduíche (em ambas as formações) realizado na Universidade La Salle México (Cidade do México); Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (Natal/Brasil); Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) e Coordenador do Curso de Pedagogia EAD da Universidade Federal de Rondônia (Porto Velho/Brasil)

Ronilson Ferreira Freitas, Universidade Federal do Amazonas / Professor.

Doutor em Ciências da Saúde, com área de concentração em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES); Pós-Doutorando em Saúde, Sociedade e Ambiente pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM); Professor no Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas.

Maria Louize de Almeida Lobato, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)