Concepções de professores da educação básica Municipal de Teresina – Piauí sobre a práxis docente
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.9503Palavras-chave:
Professor profissional, Práxis docente, Ensino-aprendizagemResumo
Este artigo teve por objetivo analisar as concepções de práxis e os desafios enfrentados no exercício da práxis docente vivenciados por professores da educação básica. Para tanto, decidimos pela abordagem crítico-dialética, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico semiestruturado aplicado com 12 (doze) professores da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Teresina - Piauí, por meio da plataforma do Google Forms, com 10 (dez) questões. Os dados foram agrupados por categorias e analisados tendo por base em Gamboa (2018), permitindo uma melhor compreensão da realidade pesquisada. Os principais resultados da pesquisa apontaram que a práxis no contexto educacional é construída na interação entre teoria e prática, e essa interação permite que os professores possam constantemente refletir e reconfigurar suas concepções e práticas de ensino de modo a mediar transformações. Verificamos a necessidade de se problematizar a compreensão da práxis, como elemento que possa subsidiar um trabalho efetivo que vise um ensino-aprendizagem transformador da realidade.Downloads
Publicado
2022-11-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.