Concepções de professores da educação básica Municipal de Teresina – Piauí sobre a práxis docente

Autores

  • Charle Ferreira Paz Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Professor
  • Maria Divina Ferreira Lima Universidade Federal do Piauí / Professora
  • Guilherme Mendes Tomaz dos Santos Universidade Federal de Rondônia

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.9503

Palavras-chave:

Professor profissional, Práxis docente, Ensino-aprendizagem

Resumo

Este artigo teve por objetivo analisar as concepções de práxis e os desafios enfrentados no exercício da práxis docente vivenciados por professores da educação básica. Para tanto, decidimos pela abordagem crítico-dialética, do tipo estudo de caso. Os dados foram coletados por meio de um questionário eletrônico semiestruturado aplicado com 12 (doze) professores da Educação Básica da Rede Pública Municipal de Teresina - Piauí, por meio da plataforma do Google Forms, com 10 (dez) questões. Os dados foram agrupados por categorias e analisados tendo por base em Gamboa (2018), permitindo uma melhor compreensão da realidade pesquisada. Os principais resultados da pesquisa apontaram que a práxis no contexto educacional é construída na interação entre teoria e prática, e essa interação permite que os professores possam constantemente refletir e reconfigurar suas concepções e práticas de ensino de modo a mediar transformações. Verificamos a necessidade de se problematizar a compreensão da práxis, como elemento que possa subsidiar um trabalho efetivo que vise um ensino-aprendizagem transformador da realidade.

Biografia do Autor

Charle Ferreira Paz, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí / Professor

Especialista em Educação à Distância pela Universidade Estadual do Piauí (UESPI); Mestrando no Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual do Maranhão (PPGE/UEMA); Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI).

Maria Divina Ferreira Lima, Universidade Federal do Piauí / Professora

Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professora do Departamento de Métodos e Técnicas de Ensino (DMTE) da Universidade Federal do Piauí (UFPI) e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UFPI); Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Educação, Formação Docente, Ensino e Práticas Educativas (NUPEFORDEPE)

Guilherme Mendes Tomaz dos Santos, Universidade Federal de Rondônia

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (UNILASALLE) com período sanduíche (em ambas as formações) na Universidade La Salle México (ULSA); Pós-Doutorado em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN); Professor Adjunto-A e Vice-Chefe do Departamento Acadêmico de Ciências da Educação do Campus de Porto Velho da Universidade Federal de Rondônia (DACED-PVH/UNIR). Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE/UNIR) e Coordenador do Curso de Licenciatura em Pedagogia a Distância (UNIR).

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)