A inserção de profissionais com deficiência no ambiente escolar profissionalizante: uma análise prático normativa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10290

Palavras-chave:

Escola Profissional, Portador de Deficiência, Educação Inclusiva.

Resumo

As instituições de ensino profissional, necessitam compreender a percepção dos seus alunos, para conseguir criar um desenvolvimento de um ser humano e respeitar as diferenças, além de entender a importância da inclusão de deficientes físicos e mentais. Este estudo apresenta como é a representatividade de um PcD no mercado trabalho e como a falta dele pode afetar a estrutura funcional das empresas e das instituições de ensino profissionalizante da cidade de Ouro Branco. A estratégia metodológica abordada, partiu de perspectivas do que o governo do Brasil acredita ser uma escola inclusiva e criou um check list, capaz de avaliar a estrutura e as condições de trabalho para funcionários portadores de necessidades especiais. A análise de dados utilizou das ferramentas GUT, 5W1H e de Diagrama de Ishikawa, para elaborar intervenções priorizadas. Essas iniciativas são capazes de criar uma escola de ensino profissional, que não só ensine o que é inclusão, mas que também acolha um futuro profissional com limitações. Por fim, conclui-se que as escolas necessitam de intervenções pedagógicas e estruturais, para que profissionais com deficiência consiga trabalhar, além de ter representatividade dos mesmos, para inspirar alunos nas mesmas situações.

Biografia do Autor

Josemar Coelho Felix, Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos) Escola Estadual Levindo Costa Carvalho CESEC - Centro Estadual de Educação Continuada José Brás dos Reis / Professor.

Mestre em Ciência da Computação na UFOP; discente do curso de pós-graduação em Docência do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Arcos, MG, Brasil; professor profissional das escolas públicas de Minas Gerais.

Niltom Vieira Junior, Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos) / Professor.

Doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Campus Ilha Solteira), SP, Brasil; Pós-doutorado em informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Campus São Gabriel); professor efetivo do IFMG, Campus Arcos e, atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Programas de Extensão (Reitoria); Atua também no IFMG Ouro Branco como docente no Curso de Mestrado em Educação Tecnológica.

Downloads

Publicado

2022-11-30

Edição

Seção

Artigos