A inserção de profissionais com deficiência no ambiente escolar profissionalizante: uma análise prático normativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10290Palavras-chave:
Escola Profissional, Portador de Deficiência, Educação Inclusiva.Resumo
As instituições de ensino profissional, necessitam compreender a percepção dos seus alunos, para conseguir criar um desenvolvimento de um ser humano e respeitar as diferenças, além de entender a importância da inclusão de deficientes físicos e mentais. Este estudo apresenta como é a representatividade de um PcD no mercado trabalho e como a falta dele pode afetar a estrutura funcional das empresas e das instituições de ensino profissionalizante da cidade de Ouro Branco. A estratégia metodológica abordada, partiu de perspectivas do que o governo do Brasil acredita ser uma escola inclusiva e criou um check list, capaz de avaliar a estrutura e as condições de trabalho para funcionários portadores de necessidades especiais. A análise de dados utilizou das ferramentas GUT, 5W1H e de Diagrama de Ishikawa, para elaborar intervenções priorizadas. Essas iniciativas são capazes de criar uma escola de ensino profissional, que não só ensine o que é inclusão, mas que também acolha um futuro profissional com limitações. Por fim, conclui-se que as escolas necessitam de intervenções pedagógicas e estruturais, para que profissionais com deficiência consiga trabalhar, além de ter representatividade dos mesmos, para inspirar alunos nas mesmas situações.Downloads
Publicado
2022-11-30
Edição
Seção
Artigos
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.