A inserção de profissionais com deficiência no ambiente escolar profissionalizante: uma análise prático normativa

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10290

Palabras clave:

Escola Profissional, Portador de Deficiência, Educação Inclusiva.

Resumen

As instituições de ensino profissional, necessitam compreender a percepção dos seus alunos, para conseguir criar um desenvolvimento de um ser humano e respeitar as diferenças, além de entender a importância da inclusão de deficientes físicos e mentais. Este estudo apresenta como é a representatividade de um PcD no mercado trabalho e como a falta dele pode afetar a estrutura funcional das empresas e das instituições de ensino profissionalizante da cidade de Ouro Branco. A estratégia metodológica abordada, partiu de perspectivas do que o governo do Brasil acredita ser uma escola inclusiva e criou um check list, capaz de avaliar a estrutura e as condições de trabalho para funcionários portadores de necessidades especiais. A análise de dados utilizou das ferramentas GUT, 5W1H e de Diagrama de Ishikawa, para elaborar intervenções priorizadas. Essas iniciativas são capazes de criar uma escola de ensino profissional, que não só ensine o que é inclusão, mas que também acolha um futuro profissional com limitações. Por fim, conclui-se que as escolas necessitam de intervenções pedagógicas e estruturais, para que profissionais com deficiência consiga trabalhar, além de ter representatividade dos mesmos, para inspirar alunos nas mesmas situações.

Biografía del autor/a

Josemar Coelho Felix, Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos) Escola Estadual Levindo Costa Carvalho CESEC - Centro Estadual de Educação Continuada José Brás dos Reis / Professor.

Mestre em Ciência da Computação na UFOP; discente do curso de pós-graduação em Docência do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), Arcos, MG, Brasil; professor profissional das escolas públicas de Minas Gerais.

Niltom Vieira Junior, Instituto Federal de Minas Gerais (Campus Arcos) / Professor.

Doutorado pela Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Campus Ilha Solteira), SP, Brasil; Pós-doutorado em informática pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (Campus São Gabriel); professor efetivo do IFMG, Campus Arcos e, atualmente, ocupa o cargo de Diretor de Programas de Extensão (Reitoria); Atua também no IFMG Ouro Branco como docente no Curso de Mestrado em Educação Tecnológica.

Publicado

2022-11-30

Número

Sección

Artigos