A inserção de profissionais com deficiência no ambiente escolar profissionalizante: uma análise prático normativa
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v14i34.10290Keywords:
Escola Profissional, Portador de Deficiência, Educação Inclusiva.Abstract
As instituições de ensino profissional, necessitam compreender a percepção dos seus alunos, para conseguir criar um desenvolvimento de um ser humano e respeitar as diferenças, além de entender a importância da inclusão de deficientes físicos e mentais. Este estudo apresenta como é a representatividade de um PcD no mercado trabalho e como a falta dele pode afetar a estrutura funcional das empresas e das instituições de ensino profissionalizante da cidade de Ouro Branco. A estratégia metodológica abordada, partiu de perspectivas do que o governo do Brasil acredita ser uma escola inclusiva e criou um check list, capaz de avaliar a estrutura e as condições de trabalho para funcionários portadores de necessidades especiais. A análise de dados utilizou das ferramentas GUT, 5W1H e de Diagrama de Ishikawa, para elaborar intervenções priorizadas. Essas iniciativas são capazes de criar uma escola de ensino profissional, que não só ensine o que é inclusão, mas que também acolha um futuro profissional com limitações. Por fim, conclui-se que as escolas necessitam de intervenções pedagógicas e estruturais, para que profissionais com deficiência consiga trabalhar, além de ter representatividade dos mesmos, para inspirar alunos nas mesmas situações.Downloads
Published
2022-11-30
Issue
Section
Artigos
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.
Â