Formação de professores para a educação inclusiva em contextos de diversidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.18316/1088Palavras-chave:
Formação continuada de professores. Educação Inclusiva. Pesquisa-ação colaborativa, Diversidade Cultural.Resumo
Este trabalho analisa os resultados de uma pesquisa-ação colaborativa realizada entre um grupo de educadores de um centro educativo e a equipe de pesquisadores do Grupo de Investigación en Educación Intercultural (GREDI) da Universidade de Barcelona. Uma das estratégias metodológicas foi a realização de um Seminário de formação com o objetivo de desencadear processos de reflexão, formação e construção de propostas educativas com vistas a uma escola inclusiva. As representações dos educadores sobre inclusão educativa apontam para um deslocamento da noção que se restringia ao atendimento de alunos portadores de necessidades especiais, vinculada à concepção de educação especial, para uma visão que incorpora aspectos relativos à diversidade cultural e social.
Palavras-chave: Formação continuada de professores. Educação Inclusiva.Pesquisa-ação colaborativa. Diversidade Cultural.
Teacher education in contextsof cultural diversity to inclusiveeducation
Abstract
This paper analyzes the results of a collaborative action research carried out between a group of educators at an educative center and a team of researchers from the Grupo de Investigación en Educación Intercultural(GREDI), University of Barcelona. One of the methodological strategies was to hold a training seminar in order to initiate processes of reflection ,training, construction of educational proposals for an inclusive school. The representations of teachers on inclusive education indicate a shift from the notion that was restricted to assisting students with special needs, linked tothe concept of special education, for a vision that incorporates aspects ofsocial and cultural diversity.
Keywords: Continuing education for teachers. Inclusive Education.Collaborative Action Research. Cultural diversity.
Referências
AINSCOW, M.; MILES, S. Desarrollando sistemas de educación inclusiva: ¿Cómo podemos hacer progresar las políticas? In: GINÉ, C. (Coord.). La educación inclusiva. De la exclusión a la plena participación de todo el alumnado. Barcelona: ICE/HORSORI/Universitat de Barcelona, 2009. p. 161-170.
BARTOLOMÉ, M. (Coord.). Diagnóstico a la escuela multicultural. Barcelona: CEDECS Editorial, 1997.
BATANERO, J. M. F. ¿Educación inclusiva en nuestros centros educativos? Sí, pero ¿Cómo? Contextos Educativos. v. 8, n. 9, p. 135-145. 2006.
BERTOMEU, P. F. De la tolerancia al reconocimiento mutuo: Programa de formación para una ciudadanía activa. Encounters on Education, v. 4, Fall, p. 27-46, maio 2003.
BOGGINO, N.; ROSEKRANS, K. Investigación-acción: reflexión crítica sobre la práctica educativa. Orientaciones prácticas y experiencias. Sevilla – Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2007.
CASTAÑO, F. J. G. et. al. Población inmigrante y escuela en España: un balance de Investigación. Revista de Educación, n. 345, p. 23-60, enero/abr. 2008.
DEL CAMPO, J. (Coord.). Desenvolupament de la ciutadania intercultural a Sant Quintí de Mediona a través de xarxes comunitàrie. Informe de Investigación. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2008, p. 139.
FEIL, I. A pesquisa etnográfica: ainda um mito para muitos. Ijuí: Unijuí, 1995.
FERNÁNDEZ, S. La formación del profesorado en el contexto de espacio europeo de educación superior: avances alternativos. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 18, n. 3, p. 91-105, 2004. Disponível em: <http://www.aufop.com>. Acesso em: 10 out. 2013.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 483-502, dez. 2005.
GONZÁLEZ MEDIEL, O. Cap a un currículum intercultural a Primària. La investigació-acció com a metodologia i la cançó com a desencadenant del canvi. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade de Barcelona - MIDE, Barcelona - Espanha, 2008.
KEMMIS, S.; MCTAGGART, R. Cómo planificar la investigación-acción. Barcelona: Laertes Ediciones, 1992.
PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.
SÁNCHEZ MONTALVO, I. M. Educación para una ciudadanía democrática e intercultural en Colombia. Tese (Doutorado em Ciências da Educação), MIDE - Universidade de Barcelona, Barcelona, 2006.
STEINER, V. V. et. al. Los saberes de la representación: o de cómo imaginar la escuela. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado – REIFOP, v. 1, n. 9, p. 1-10, 2006. Disponível em: <http://www.aufop.com>. Acesso em: 10/10/2013.
ZEICHNER, K.; DINIZ-PEREIRA, J. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 63-80, maio/ago. 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.