Formação de professores para a educação inclusiva em contextos de diversidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.18316/1088Keywords:
Formação continuada de professores. Educação Inclusiva. Pesquisa-ação colaborativa, Diversidade Cultural.Abstract
Este trabalho analisa os resultados de uma pesquisa-ação colaborativa realizada entre um grupo de educadores de um centro educativo e a equipe de pesquisadores do Grupo de Investigación en Educación Intercultural (GREDI) da Universidade de Barcelona. Uma das estratégias metodológicas foi a realização de um Seminário de formação com o objetivo de desencadear processos de reflexão, formação e construção de propostas educativas com vistas a uma escola inclusiva. As representações dos educadores sobre inclusão educativa apontam para um deslocamento da noção que se restringia ao atendimento de alunos portadores de necessidades especiais, vinculada à concepção de educação especial, para uma visão que incorpora aspectos relativos à diversidade cultural e social.
Palavras-chave: Formação continuada de professores. Educação Inclusiva.Pesquisa-ação colaborativa. Diversidade Cultural.
Teacher education in contextsof cultural diversity to inclusiveeducation
Abstract
This paper analyzes the results of a collaborative action research carried out between a group of educators at an educative center and a team of researchers from the Grupo de Investigación en Educación Intercultural(GREDI), University of Barcelona. One of the methodological strategies was to hold a training seminar in order to initiate processes of reflection ,training, construction of educational proposals for an inclusive school. The representations of teachers on inclusive education indicate a shift from the notion that was restricted to assisting students with special needs, linked tothe concept of special education, for a vision that incorporates aspects ofsocial and cultural diversity.
Keywords: Continuing education for teachers. Inclusive Education.Collaborative Action Research. Cultural diversity.
References
AINSCOW, M.; MILES, S. Desarrollando sistemas de educación inclusiva: ¿Cómo podemos hacer progresar las políticas? In: GINÉ, C. (Coord.). La educación inclusiva. De la exclusión a la plena participación de todo el alumnado. Barcelona: ICE/HORSORI/Universitat de Barcelona, 2009. p. 161-170.
BARTOLOMÉ, M. (Coord.). Diagnóstico a la escuela multicultural. Barcelona: CEDECS Editorial, 1997.
BATANERO, J. M. F. ¿Educación inclusiva en nuestros centros educativos? Sí, pero ¿Cómo? Contextos Educativos. v. 8, n. 9, p. 135-145. 2006.
BERTOMEU, P. F. De la tolerancia al reconocimiento mutuo: Programa de formación para una ciudadanía activa. Encounters on Education, v. 4, Fall, p. 27-46, maio 2003.
BOGGINO, N.; ROSEKRANS, K. Investigación-acción: reflexión crítica sobre la práctica educativa. Orientaciones prácticas y experiencias. Sevilla – Rosario: Homo Sapiens Ediciones, 2007.
CASTAÑO, F. J. G. et. al. Población inmigrante y escuela en España: un balance de Investigación. Revista de Educación, n. 345, p. 23-60, enero/abr. 2008.
DEL CAMPO, J. (Coord.). Desenvolupament de la ciutadania intercultural a Sant Quintí de Mediona a través de xarxes comunitàrie. Informe de Investigación. Barcelona: Universitat de Barcelona, 2008, p. 139.
FEIL, I. A pesquisa etnográfica: ainda um mito para muitos. Ijuí: Unijuí, 1995.
FERNÁNDEZ, S. La formación del profesorado en el contexto de espacio europeo de educación superior: avances alternativos. Revista Interuniversitaria de Formación del Profesorado, v. 18, n. 3, p. 91-105, 2004. Disponível em: <http://www.aufop.com>. Acesso em: 10 out. 2013.
FRANCO, M. A. S. Pedagogia da pesquisa-ação. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 483-502, dez. 2005.
GONZÁLEZ MEDIEL, O. Cap a un currículum intercultural a Primària. La investigació-acció com a metodologia i la cançó com a desencadenant del canvi. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade de Barcelona - MIDE, Barcelona - Espanha, 2008.
KEMMIS, S.; MCTAGGART, R. Cómo planificar la investigación-acción. Barcelona: Laertes Ediciones, 1992.
PIMENTA, S. G. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com a formação docente. Educação e Pesquisa, v. 31, n. 3, p. 521-539, set./dez. 2005.
SÁNCHEZ MONTALVO, I. M. Educación para una ciudadanía democrática e intercultural en Colombia. Tese (Doutorado em Ciências da Educação), MIDE - Universidade de Barcelona, Barcelona, 2006.
STEINER, V. V. et. al. Los saberes de la representación: o de cómo imaginar la escuela. Revista Electrónica Interuniversitaria de Formación del Profesorado – REIFOP, v. 1, n. 9, p. 1-10, 2006. Disponível em: <http://www.aufop.com>. Acesso em: 10/10/2013.
ZEICHNER, K.; DINIZ-PEREIRA, J. Pesquisa dos educadores e formação docente voltada para a transformação social. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, p. 63-80, maio/ago. 2005.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.