Formação de professores para a educação inclusiva em contextos de diversidade cultural
DOI:
https://doi.org/10.18316/1088Palabras clave:
Formação continuada de professores. Educação Inclusiva. Pesquisa-ação colaborativa, Diversidade Cultural.Resumen
Este trabalho analisa os resultados de uma pesquisa-ação colaborativa realizada entre um grupo de educadores de um centro educativo e a equipe de pesquisadores do Grupo de Investigación en Educación Intercultural (GREDI) da Universidade de Barcelona. Uma das estratégias metodológicas foi a realização de um Seminário de formação com o objetivo de desencadear processos de reflexão, formação e construção de propostas educativas com vistas a uma escola inclusiva. As representações dos educadores sobre inclusão educativa apontam para um deslocamento da noção que se restringia ao atendimento de alunos portadores de necessidades especiais, vinculada à concepção de educação especial, para uma visão que incorpora aspectos relativos à diversidade cultural e social.
Palavras-chave: Formação continuada de professores. Educação Inclusiva.Pesquisa-ação colaborativa. Diversidade Cultural.
Teacher education in contextsof cultural diversity to inclusiveeducation
Abstract
This paper analyzes the results of a collaborative action research carried out between a group of educators at an educative center and a team of researchers from the Grupo de Investigación en Educación Intercultural(GREDI), University of Barcelona. One of the methodological strategies was to hold a training seminar in order to initiate processes of reflection ,training, construction of educational proposals for an inclusive school. The representations of teachers on inclusive education indicate a shift from the notion that was restricted to assisting students with special needs, linked tothe concept of special education, for a vision that incorporates aspects ofsocial and cultural diversity.
Keywords: Continuing education for teachers. Inclusive Education.Collaborative Action Research. Cultural diversity.
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