A GÊNESE DA TRANSFORMAÇÃO DA TERMINOLOGIA NO CAMPO DA EDUCAÇÃO FÍSICA E DO ESPORTE NA ROMÊNIA, CONTEXTO HISTÓRICO
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v15i37.10966Palavras-chave:
Definition, physical education and sports, terminology, retrospectiveResumo
O artigo é dedicado à análise da evolução da terminologia no campo da educação física e esportes na Romênia. O autor do artigo examina o contexto histórico das mudanças ocorridas na terminologia desde o surgimento do esporte e da cultura física até os dias atuais. O artigo examina os fatores que influenciaram as mudanças na terminologia na Romênia, incluindo fatores políticos, culturais e econômicos. Foi realizada a análise das tendências globais no desenvolvimento da sociedade e a influência das transformações sociais no desenvolvimento da cultura física e esportiva. Como resultado da análise e realização da estruturação por meio da análise de hierarquias, foram determinados os períodos históricos do desenvolvimento da sociedade e sua influência na formação de termos no sistema de cultura física e esportiva. Os resultados da análise permitiram determinar as direções para o desenvolvimento de conceitos terminológicos. Foi realizada a modelagem de fatores influenciadores nos processos de desenvolvimento da cultura física e esportiva, a partir da qual foram formuladas propostas sobre possíveis perspectivas para o desenvolvimento da área. O modelo fatorial foi determinado como adequado e relevante por meio de levantamento sociológico e confirmação da relevância dos fatores, o que foi comprovado pelo cálculo do coeficiente de correlação dos indicadores analisados. O autor também investiga a influência das línguas estrangeiras na terminologia do campo da educação física e esportes na Romênia. O artigo descreve em detalhes os processos ocorridos com a terminologia, incluindo a influência da Europa Ocidental e dos Estados Unidos na terminologia romena, bem como as mudanças relacionadas às transformações políticas e sociais na Romênia no século passado. As conclusões do artigo deixam claro que a terminologia no campo da educação física e esportes na Romênia surgiu e se desenvolveu sob a influência de vários fatores, o que permitiu que ela se adaptasse às mudanças no ambiente social, cultural e político.
Referências
Alexe, N. (coord.). (1974). Terminologia educației fizice și sportului. București: Stadion, 432 p.
Avram, M. (2001). Cuvintele limbii române între corect și incorect. Chișinău: Editura Cartier, 304 p.
Bănciulescu, V. (1984). Limbajul sportiv. O investigație sentimentală. București: SportTurism, 179 p.
Bârsu, С. (2014). Considerații despre Gheorghe Moceanu și o carte uitată, alcătuită de el. Palestrica Mileniului III – Civilizaţie şi Sport. Vol. 15, nr. 3, Iulie-Septembrie. P. 259‒262.
Berejan, S. (2000). Includerea termenilor științifici și tehnici în dicționarele generale. Terminologia în România și în Republica Moldova. Cluj-Napoca: Imprimeria Atlas-Clusium. Р. 69‒71.
Luca, A. (2007) Тerminologizarea, determinologizarea și reterminologizarea în limba română (în baza lexicului sportiv). Teză de doctor în filologie. 248 с. URL: https://edu.asm.md/sites/default/files/TEZA_A_Luca.pdf.
Macedon, L. (2002). Тerminologia educaţie fizicе. 17 р. URL: https://www.academia.edu/40983086/I_Terminologia_educa%C5%A3iei_fizice.
Nicolescu, O. & Verboncu, I. (1996). Management. Bucuresti, Editura Economica, 42 р. https://www.academia.edu/7152834/OVIDIU_NICOLESCU_ION_VERBONCU_F_FU_UN_ND_DA_AM_ME_EN_NT_TE_EL_LE_E_M_MA_AN_NA_AG_GE_EM_ME_EN_NT_TU_UL_LU_UI_I_ORGANIZA%C5%A2IEI.
Niculiță-Voronca, E. (1998). Datinele și credințele poporului român. Mihalcea lângă. Cernăuți, URL: https://archive.org/details/elena-niculita-voronca-datinile-si-credintele-poporului-roman-vol.-1-1903-reed.-1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Oleksandra Tsybanyuk, Olena Mishkulynets, Mariia Komisaryk, Kateryna Kuznietsova, Halyna Chuyko

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.