DIVERSIDADES E INCLUSÃO

UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.11929

Palavras-chave:

Diversidade, Educação, Pesquisa Exploratória, Bibliometria

Resumo

A garantia da qualidade na educação está ligada à promoção da equidade, assegurando que todos os estudantes, independentemente de suas características individuais, tenham acesso a diversas oportunidades educacionais. Isso significa reconhecer a diversidade dos estudantes, levando em conta suas diferentes formas de aprender, seus limites, potencialidades e ritmos individuais. Partindo de uma noção ampliada de educação inclusiva, voltada às diversidades socioeconômicas, culturais, intelectuais, físicas, de gênero e sexualidade, apresentamos neste trabalho o perfil e as características de publicações que discutem a temática “diversidades e inclusão”, presentes em produções científicas entre 2014 e 2024. Para tanto, realizamos uma busca bibliográfica em duas bases de dados, sendo elas a scopus e a web of science, a partir dos termos Diversidades e Inclusão. Os dados gerados foram analisados e tratados por meio do software bibliométrico VOSviewer.  A pesquisa destaca que os conceitos de diversidade e inclusão estão interligados com várias áreas da sociedade, refletindo sua complexidade e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar. Além de incluir diferentes grupos, a inclusão também abrange diversas perspectivas teóricas e metodológicas nas pesquisas. A relevância do Brasil nesse campo é sublinhada, reforçando a importância de continuar explorando essas questões para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Biografia do Autor

Andreza Cipriani, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC, Brasil

Doutoranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau -FURB, possui Graduação e Mestrado em Química pela mesma instituição. Atua na área de Educação em Química e Educação Superior.

Patricia Tatiana Raasch, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e integrante do grupo de pesquisa Saberes de si, vinculado a linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011), Especialização em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), concluída em 2015 e Especialização em Orientação Educacional pela UniBF (em andamento). Temas de interesse: Educação básica; experiência escolar; abandono escolar; ensino de História; Ensino médio; Projeto de Vida; Reformas educacionais.

Andrea Soares Wuo, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC, Brasil

Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2009). Professor Permanente do PPGE da Fundação Universidade Regional de Blumenau, Brasil

André Luiz Correa de Brito, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC, Brasil

Doutorando em Educação da Universidade Regional de Blumenau - SC, Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau, Especialista em Musicoterapia pela Faculdade Alpha e Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Faculdade Dom Bosco, Graduando em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília e Graduado em Educação Artística - Música pela Universidade do Estado do Pará. 

Referências

ABDALLA, M. de F. B. Das proposições das políticas educacionais aos desafios da diversidade cultural: o que se espera da profissão docente. In: ABDALLA, M. de F. B. (Org.). Pesquisas em Educação: políticas, representações e práticas. Santos: Editora Universitária Leopoldianum, 2020, p. 27-57.

BALESTRA, M. M. M. A psicopedagogia em Piaget: uma ponte para a educação da liberdade. Curitiba: Editora Ibpex, 2007.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BERRÍO-ZAPATA, C. et al. Plataformas, Plataformização e Ecossistemas de Software nas bases de dados acadêmicas: aspectos conceituais. In: BARROS, T. H. B.; TOGNOLI, N. B. (Org.). Organização do conhecimento responsável: prometo sociedades democráticas e inclusivas. Belém: Universidade Federal do Pará, 2019, p. 361-371. E-book. Disponível em: http://livroaberto.ufpa.br/jspui/handle/prefix/632 . Acesso em: 25 maio 2024.

BEZERRA, G. F. A inclusão escolar de alunos com deficiência: uma leitura baseada em Pierre Bourdieu. Revista Brasileira de Educação, v. 22, n. 69, p. 475-497, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S1413-24782017226924 . Acesso em: 25 maio 2024.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Promulga o ato das disposições constitucionais transitórias. Brasília, DF: Presidente da República, 1988. Planalto. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm . Acesso em: 26 maio 2024.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Planalto. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm . Acesso em: 26 maio 2024.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação. PNEE: Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida/Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, Brasília; MEC. SEMESP. 2020. 124p. SITEAL. Disponível em: https://siteal.iiep.unesco.org/sites/default/files/sit_accion_files/10342.pdf . Acesso em: 12 jun. 2024.

BRAUER, K. C. N.; FREIRE, M. M. Paulo Freire e Edgar Morin: a complementaridade de um diálogo possível. Trab. Ling. Aplic., Campinas, v. 60, n. 1, p. 316-327, jan./abr. 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/010318139516211820210305 . Acesso em: 12 jun. 2024.

BRIKA, S. K. M. et al. Quality of Higher Education: A Bibliometric Review Study. Frontiers in Education, v. 6, p. 666087, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.3389/feduc.2021.666087 . Acesso em: 12 jun. 2024.

CABRAL, G. P. MORENO, V. T.; L. Educação para a cidadania global (UNESCO): um discurso reformista neoliberal. Carta Internacional, v. 17, n. 3, p. e1255-e1255, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.21530/ci.v17n3.2022.1255. Acesso em: 12 jun. 2024.

CUNHA COSTA, L. K. et al. A produção científica dos profissionais de saúde sobre a homossexualidade feminina e o Papanicolau: estudo bibliométrico. Research, Society and Development, v. 11, n. 17, p. e240111738282-e240111738282, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i17.38282 . Acesso em: 12 jun. 2024.

DE SOUZA VANZ, S. A.; STUMPF, I. R. C. Procedimentos e ferramentas aplicados aos estudos bibliométricos. Informação & Sociedade, v. 20, n. 2, 2010. Disponível em: https://lume.ufrgs.br/handle/10183/173225 . Acesso em: 25 maio 2024.

ESEE/MEC. Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. Equipe da Secretaria de Educação Especial/Ministério da Educação. Brasília: 2008. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/arquivos/pdf/politicaeducespecial.pdf . Acesso em: 23 abr. 2024.

FREITAS, M. C. de. Deficiências e diversidades: Educação inclusiva e o chão da escola. São Paulo: Cortez Editora, 2022.

FREITAS, M. C. de. Diversidades culturais, deficiências e inclusão: A potência curricular da educação infantil. Debates em Educação, v. 13, n. 33, p. 333-354, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.28998/2175-6600.2021v13n33p333-354 . Acesso em: 23 abr. 2024.

FREITAS, M. C. de. Educação inclusiva: diferenças entre acesso, acessibilidade e inclusão. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, v. 53, e10084, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1980531410084 . Acesso em: 23 abr. 2024.

GANDARILLA SALGADO, J. G. et al. Vinte anos de colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina por Aníbal Quijano. Contexto Internacional, v. 43, p. 199-222, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/S0102-8529.2019430100009 . Acesso em: 23 abr. 2024.

GOMES, J. A. C.; CHAHINI, T. H. C. Identidade de gênero e sexualidade. Caderno Pedagógico, v. 21, n. 4, p. e3861-e3861, 2024. Disponível em: https://doi.org/10.54033/cadpedv21n4-128 . Acesso em: 23 abr. 2024.

HARDT, M. Gilles Deleuze: um aprendizado em filosofia. São Paulo: Editora 34, 1997.

JUNIOR, E. B. L. et al. Análise documental como percurso metodológico na pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 44, p. 36-51, 2021. Disponível em: https://revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2356 . Acesso em: 23 abr. 2024.

LEME, E. S. et al. Ensinar exige colaboração: uma interface entre Paulo Freire e a educação inclusiva na perspectiva do ensino colaborativo. Olhares: Revista Do Departamento De Educação Da Unifesp, v. 9, n. 3, 2021. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/12351/9035 . Acesso em: 23 abr. 2024.

PASSOS, L.; SOUZA, L. Vulnerabilidades cruzadas: mulheres e suas experiências diversificadas. Revista Katálise, v. 24, p. 198-209, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1982-0259.2021.e73900 . Acesso em: 23 abr. 2024.

QUEVEDO-SILVA, F. et al. Estudo bibliométrico: orientações sobre sua aplicação. Revista Brasileira de Marketing, v. 15, n. 2, p. 246-262, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/4717/471755312008.pdf . Acesso em: 26 maio 2024.

RIBEIRO, E. N. et al. Inclusão escolar e barreiras atitudinais: um diálogo sob a perspectiva da sociologia de Pierre Bourdieu. Olhares: Revista do Departamento de Educação da UNIFESP, v. 5, n. 2, p. 210-226, 2017. Disponível em: https://periodicos.unifesp.br/index.php/olhares/article/view/669. Acesso em: 26 maio 2024.

SANFELICE, G.; R.; BASSANI, P. S. Diversidade cultural e inclusão social. Novo Hamburgo, Rio Grande do Sul, Brasil: Editora Feevale, 2020.

UNESCO. Global education monitoring report, 2020, Latin America and the Caribbean: inclusion and education. 2020. 143 f. ISBN 978-92-3-100414-8. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000375582 . Acesso em: 28 maio 2024.

UNESCO. Manual para garantir inclusão e equidade na educação. Brasília: UNESCO, 2019. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000370508# . Acesso em: 11 jun. 2024.

WUO, A. S.; LEAL, D. Pela voz do outro: a construção social da deficiência na escola. Psicologia da Educação, São Paulo, 51, p. 51-62, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.23925/2175-3520.2020i51p51-62 . Acesso em: 26 maio 2024.

Downloads

Publicado

2024-09-26

Edição

Seção

Artigos