DIVERSIDADES E INCLUSÃO
UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.11929Palabras clave:
Diversidade, Educação, Pesquisa Exploratória, BibliometriaResumen
A garantia da qualidade na educação está ligada à promoção da equidade, assegurando que todos os estudantes, independentemente de suas características individuais, tenham acesso a diversas oportunidades educacionais. Isso significa reconhecer a diversidade dos estudantes, levando em conta suas diferentes formas de aprender, seus limites, potencialidades e ritmos individuais. Partindo de uma noção ampliada de educação inclusiva, voltada às diversidades socioeconômicas, culturais, intelectuais, físicas, de gênero e sexualidade, apresentamos neste trabalho o perfil e as características de publicações que discutem a temática “diversidades e inclusão”, presentes em produções científicas entre 2014 e 2024. Para tanto, realizamos uma busca bibliográfica em duas bases de dados, sendo elas a scopus e a web of science, a partir dos termos Diversidades e Inclusão. Os dados gerados foram analisados e tratados por meio do software bibliométrico VOSviewer. A pesquisa destaca que os conceitos de diversidade e inclusão estão interligados com várias áreas da sociedade, refletindo sua complexidade e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar. Além de incluir diferentes grupos, a inclusão também abrange diversas perspectivas teóricas e metodológicas nas pesquisas. A relevância do Brasil nesse campo é sublinhada, reforçando a importância de continuar explorando essas questões para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.
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