DIVERSIDADES E INCLUSÃO

UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA DA LITERATURA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.11929

Palabras clave:

Diversidade, Educação, Pesquisa Exploratória, Bibliometria

Resumen

A garantia da qualidade na educação está ligada à promoção da equidade, assegurando que todos os estudantes, independentemente de suas características individuais, tenham acesso a diversas oportunidades educacionais. Isso significa reconhecer a diversidade dos estudantes, levando em conta suas diferentes formas de aprender, seus limites, potencialidades e ritmos individuais. Partindo de uma noção ampliada de educação inclusiva, voltada às diversidades socioeconômicas, culturais, intelectuais, físicas, de gênero e sexualidade, apresentamos neste trabalho o perfil e as características de publicações que discutem a temática “diversidades e inclusão”, presentes em produções científicas entre 2014 e 2024. Para tanto, realizamos uma busca bibliográfica em duas bases de dados, sendo elas a scopus e a web of science, a partir dos termos Diversidades e Inclusão. Os dados gerados foram analisados e tratados por meio do software bibliométrico VOSviewer.  A pesquisa destaca que os conceitos de diversidade e inclusão estão interligados com várias áreas da sociedade, refletindo sua complexidade e a necessidade de uma abordagem interdisciplinar. Além de incluir diferentes grupos, a inclusão também abrange diversas perspectivas teóricas e metodológicas nas pesquisas. A relevância do Brasil nesse campo é sublinhada, reforçando a importância de continuar explorando essas questões para construir uma sociedade mais justa e inclusiva.

Biografía del autor/a

Andreza Cipriani, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC, Brasil

Doutoranda em Educação pela Fundação Universidade Regional de Blumenau -FURB, possui Graduação e Mestrado em Química pela mesma instituição. Atua na área de Educação em Química e Educação Superior.

Patricia Tatiana Raasch, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC, Brasil

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação pela Universidade Regional de Blumenau - FURB e integrante do grupo de pesquisa Saberes de si, vinculado a linha de pesquisa Educação, Cultura e Dinâmicas Sociais. Mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Regional de Blumenau - FURB. Possui graduação em História pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2011), Especialização em Metodologia de Ensino de História pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI), concluída em 2015 e Especialização em Orientação Educacional pela UniBF (em andamento). Temas de interesse: Educação básica; experiência escolar; abandono escolar; ensino de História; Ensino médio; Projeto de Vida; Reformas educacionais.

Andrea Soares Wuo, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC, Brasil

Doutorado em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (2009). Professor Permanente do PPGE da Fundação Universidade Regional de Blumenau, Brasil

André Luiz Correa de Brito, Fundação Universidade Regional de Blumenau (FURB), SC, Brasil

Doutorando em Educação da Universidade Regional de Blumenau - SC, Mestre em Educação pela Universidade Regional de Blumenau, Especialista em Musicoterapia pela Faculdade Alpha e Especialista em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares pela Faculdade Dom Bosco, Graduando em Pedagogia pela Universidade Católica de Brasília e Graduado em Educação Artística - Música pela Universidade do Estado do Pará. 

Citas

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Publicado

2024-09-26

Número

Sección

Artigos