USO DE SIMULADORES DE CIRCUITOS ELÉTRICOS NO ENSINO DE FÍSICA COM METODOLOGIAS ATIVAS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.12000

Palavras-chave:

Simuladores Virtuais, Ensino de Circuitos Elétricos, Metodologias Ativas, Aprendizagem Ativa, Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs)

Resumo

Este trabalho explora a aplicação de simuladores virtuais no ensino de circuitos elétricos, com foco na utilização de metodologias ativas para promover uma aprendizagem mais efetiva e engajadora. O referencial teórico abrange a importância das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) na educação, destacando a evolução das práticas pedagógicas e o impacto de ferramentas como Tinkercad e PhET Colorado. A proposta inclui a integração de simuladores virtuais nas aulas de Física, visando melhorar a compreensão dos conceitos de eletricidade e magnetismo através de atividades práticas e investigativas. A pesquisa é fundamentada em uma análise crítica das metodologias ativas e suas aplicações, com um enfoque especial na metodologia de sala de aula invertida e no uso de simuladores como suporte ao ensino remoto. Este estudo busca contribuir para o desenvolvimento de práticas pedagógicas inovadoras e eficazes no ensino de circuitos elétricos.

Biografia do Autor

Cássio da Cruz Nogueira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Licensed in Physics from the Federal University of Pará (UFPA), with experience as a Scientific Initiation Scholar at the Laboratory of Computing and Telecommunications (LCT) of the Institute of Technology (ITEC) from 2018 to 2020. Currently concluding a Master's degree in Electrical Engineering at UFPA (PPGEE), under the supervision of Professor Dr. Miércio Cardoso de Alcântara Neto, associated with the Applied Electromagnetism group at LCT. Expertise in Electromagnetic Theory, Microwaves, Wave Propagation, and Antennas.Concurrently pursuing a Master's degree in Geophysics at UFPA, specializing in Modeling and Inversion, under the supervision of Professor Dr. Cristiano Mendel Martins and co-supervision of Professor Dr. Afonso César Rodrigues Nogueira (PPGGG). Member of the Geomagnetism Laboratory (GMAG) at the Geophysical Data Processing Center (CPGf) at UFPA and the Amazon Sedimentary Basin Analysis Group (GSED).Additionally, has published work in the fields of Teaching and Inclusion, and serves as a reviewer for the journals Cidadania em Ação: Extensão e Cultura and Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, focusing on Environmental Education and Environmental Teaching Practices.

Sávio Izidoro Sousa Almeida, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Graduando em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Pará.

Luciane Vieira Malcher, Universidade do Estado do Pará (UEPA), Castanhal, PA, Brasil.

Graduada em Ciências Naturais com Habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará. Possuo dois cursos básicos em Libras pelo ENAP e pelo GEPLISES ( UFPA). Atualmente estou no curso Libras em Contexto, Libras no Módulo Intermediário. Faço parte dos grupos de pesquisa MENINAS DA GEO - IFPA como Embaixadora e do grupo de pesquisa GEOCIENTES UFPA.

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Publicado

2024-10-09

Edição

Seção

Artigos