METODOLOGIAS ATIVAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL

PROMOVENDO O ENGAJAMENTO DOS ESTUDANTES E ABORDANDO AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS POR MEIO DE ABORDAGENS INTERDISCIPLINARES

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v16i44.12032

Palavras-chave:

Metodologias ativas, Educação ambiental, Revisão integrativa, BNCC, Mudanças climáticas, Engajamento estudantil

Resumo

Este artigo aborda a aplicação de metodologias ativas no ensino de ciências ambientais, destacando seu potencial para tornar a aprendizagem mais envolvente e relevante. O estudo utiliza uma revisão integrativa para examinar pesquisas sobre educação ambiental e sustentabilidade, com foco em temas que envolvem as mudanças climáticas e sua integração ao aprendizado baseado em metodologias ativas. Essas metodologias promovem o pensamento crítico e a conexão da aprendizagem com desafios do mundo real. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é discutida por seu papel em promover a educação ambiental interdisciplinar. Embora as metodologias ativas sejam eficazes, ainda existem desafios, como a necessidade de desenvolvimento contínuo de professores e a atualização das práticas pedagógicas. O artigo ressalta a importância de adaptar os recursos pedagógicos para atender às necessidades dos alunos, proporcionando uma educação mais contextualizada e que os capacite como cidadãos ativos.

Biografia do Autor

Cássio da Cruz Nogueira, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil

Licensed in Physics from the Federal University of Pará (UFPA), with experience as a Scientific Initiation Scholar at the Laboratory of Computing and Telecommunications (LCT) of the Institute of Technology (ITEC) from 2018 to 2020. Currently concluding a Master's degree in Electrical Engineering at UFPA (PPGEE), under the supervision of Professor Dr. Miércio Cardoso de Alcântara Neto, associated with the Applied Electromagnetism group at LCT. Expertise in Electromagnetic Theory, Microwaves, Wave Propagation, and Antennas.Concurrently pursuing a Master's degree in Geophysics at UFPA, specializing in Modeling and Inversion, under the supervision of Professor Dr. Cristiano Mendel Martins and co-supervision of Professor Dr. Afonso César Rodrigues Nogueira (PPGGG). Member of the Geomagnetism Laboratory (GMAG) at the Geophysical Data Processing Center (CPGf) at UFPA and the Amazon Sedimentary Basin Analysis Group (GSED).Additionally, has published work in the fields of Teaching and Inclusion, and serves as a reviewer for the journals Cidadania em Ação: Extensão e Cultura and Estudos Geográficos: Revista Eletrônica de Geografia, focusing on Environmental Education and Environmental Teaching Practices.

Ian Evanovich Vogado, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil

Atualmente, sou membro do Programa de Pós-Graduação em Geofísica, possuindo formação em Geofísica pela Universidade Federal do Pará (UFPA), onde concluí minha graduação com a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso em 2022. Durante minha trajetória acadêmica, desempenhei o papel de bolsista de iniciação científica em um projeto de extensão voltado para a "Restauração do Cemitério Nossa Senhora da Soledade". Adicionalmente, adquiri experiência como estagiário, trabalhando na aquisição, processamento e interpretação de dados do radar de penetração no solo (GPR). Minha contribuição acadêmica engloba também a função de monitor voluntário em disciplinas como o Grupo de Trabalho 1 (GT-1) e o Programa de Educação Tutorial (PET) do curso de Geofísica, focados em aspectos calculistas. Demonstro interesse e atuação nas áreas de métodos eletromagnéticos, aplicação do Radar de Penetração no Solo (GPR), bem como na aplicação da Geofísica no contexto arqueológico. Além disso, possuo proficiência em programação nas linguagens Python e Fortran.

Luciane Vieira Malcher, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil

Graduada em Ciências Naturais com Habilitação em Física pela Universidade do Estado do Pará. Possuo dois cursos básicos em Libras pelo ENAP e pelo GEPLISES ( UFPA). Atualmente estou no curso Libras em Contexto, Libras no Módulo Intermediário. Faço parte dos grupos de pesquisa MENINAS DA GEO - IFPA como Embaixadora e do grupo de pesquisa GEOCIENTES UFPA.

Gabriel Leal Rezende, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém, PA, Brasil.

Possui graduação em Geofisica pela Universidade Federal do Pará (2016) e mestrado em Geologia e Geoquímica pela Universidade Federal do Pará (2019). Atualmente é estudante da Universidade Federal do Pará. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Geociências, atuando principalmente nos seguintes temas: bacia do tacutu(rr), modelagem crustal, anomalia gravimétrica residual, processamento símsico e editor. Doutorado pelo Programa de Pós-graduação em Geologia e Geoquímica (PPGG) na área de Geologia e Subárea em Análise de Bacias Sedimentares. Além disso, faz parte do grupo de pesquisa GSED, tendo como principal tema de tese: THE CAMP LAVA-SEDIMENT INTERACTIONS SCENARIOS ON THE SOLIMÕES AND PARNAÍBA BASINS

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2024-10-25

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