FUNÇÕES EDUCATIVAS DE NOVELAS HISTÓRICAS
“IHTIYAR SAVAŞÇI” (O VELHO GUERREIRO) DE CENGIZ DAĞCI E “SULTANMURAD” DE CENGIZ AYTMATOV
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v17i45.12440Palavras-chave:
História, Romance, Educação, Cengiz Dağcı, Cengiz AytmatovResumo
Em seu sentido mais geral, uma nação é um grupo de pessoas que vivem no mesmo território e compartilham uma cultura e história comuns. Para que as pessoas que vivem em um determinado território com fronteiras definidas sejam chamadas de nação, elas devem compartilhar a mesma memória histórica e uma cultura e estrutura de espírito comuns. Vários elementos que desempenham um papel ativo na formação de nações também são elementos que contribuem para a formação de identidades nacionais. Enquanto a identidade pessoal revela as características de um indivíduo, a identidade nacional ou identidade cultural surge como um conjunto de características formadas pelas percepções, modo de pensar, estilo de vida, julgamentos de valor e regras de uma nação. A literatura é um dos elementos culturais mais importantes que estabelecem uma sociedade. O artista é influenciado pela sociedade e lhe dá direção. Os valores culturais são geralmente transmitidos às gerações futuras por meio de romances com contexto histórico; portanto, as obras literárias fazem uma contribuição colossal para a formação da identidade nacional. Nesse contexto, vê-se que especialmente os romances com contexto histórico desempenham uma função didática importante e devem ser considerados como um elemento complementar para os cursos de história oferecidos nas escolas. Romances com conteúdo histórico contam histórias de pessoas que viveram no passado em um estilo fluente e em detalhes, por meio de eventos históricos, o que é essencial em termos de transferência cultural e ensino de história. Os alunos preferem aprender com um romance histórico escrito com sucesso de uma maneira mais vívida e abrangente em vez de aprender com um livro didático com uma narrativa seca e insípida. “İhtiyar Savaşçı” de Cengiz Dağcı e “Sultanmurad” de Cengiz Aytmatov, que constituem o assunto do estudo, estão entre as obras literárias mais importantes do mundo turco que mostram como as pessoas são afetadas negativamente pelas guerras. As obras, que foram examinadas usando a técnica de análise de documentos de acordo com a abordagem qualitativa, forneceram dados muito importantes, especialmente em termos de transferência cultural. Em ambos os romances, escritos em um estilo extremamente marcante, os autores transmitiram os valores culturais comuns do mundo turco aos leitores, ao mesmo tempo em que sublinhavam os eventos dolorosos vivenciados na geografia do Turquestão como resultado das políticas brutais implementadas pela União Soviética durante a Segunda Guerra Mundial, e foram pioneiros na conscientização sobre alguns fatos históricos entre os jovens.
Referências
Arslan, M. and Erdem Kük, D.G. (2021). The Tradition of Praying in Turkish Culture: From Alkish to Gulbank. Journal of Alevism-Bektashism Studies. 24 (Dec. 2021), 114–140.
Aslan, İ. (2014). Edebiyat ve Tarih İlişkisi: Edebi Metinleri Yeni Tarihselcilik Odağında Okumak. Tarih ve Uygarlık İstanbul Dergisi (6), 255-264.
Aytmatov, C. (2022). Sultanmurat. İstanbul: Ötüken Yayınları.
Balkan, A. Y. (2013). Hayattan Esere Cengiz Aytmatov. Turkish Studies, 2621-2628.
Dağcı, C. (2018). İhtiyar Savaşçı. İstanbul: Ötüken Yayınları.
Dalar, T. (2020). Tarihi ve Kurmaca Gerçeklik Bağlamında Tarihi Roman. Atatürk Üniversitesi Edebiyat Fakültesi Dergisi (65), 377-387.
Dilek, D., & Yapıcı, G. S. (2005). Öykülerle Tarih Öğretimi Yaklaşımı. Dokuz Eylül Üniversitesi Buca Eğitim Fakültesi Dergisi (18), 115-130.
Düşmez, Ö. A. (2023). Türk askerî terminolojisinde “çerig” sözcüğü üzerine notlar. Hatay Mustafa Kemal Üniversitesi Sosyal Bilimler Enstitüsü Dergisi, 20(51), 20-32.
Güven, Ö., & Hergüner, G. (1999). Türk kültüründe avcılığın temel dayanakları. Pamukkale Üniversitesi Eğitim Fakültesi Dergisi, 5(5), 32-49.
Şimşek, A. (2004). İlköğretim Okulu Sosyal Bilgiler Dersi Tarih Konularının Öğretiminde Hikâye Anlatım Yönteminin Etkililiği. Türk Eğitim Bilimleri Dergisi, 2(4), 495-509.
Sümbüllü, Y. Z. (2010). Eski Türklerde defin şekilleri üzerine bir inceleme. Atatürk Üniversitesi Sosyal Bilimler Enstitüsü Dergisi, 4(2), 61-72.
Yıldırım, A. ve Şimşek, H. (2013). Nitel araştırma yöntemleri. Ankara: Seçkin Yayıncılık.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Burak Gökbulut, Mustafa Yeniasır

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.