Aprender a ensinar: influências culturais no desenho artístico (estudo de caso)

Autores

  • Marisa Mártires Zaman University
  • Ángel Carreño Universidade de Huelva
  • Carolina Sousa Universidade de Évora (CIEP) e Universidade do Algarve.

DOI:

https://doi.org/10.18316/2299

Palavras-chave:

Influências culturais. Desenho artístico. Artes visuais. Educação artística. Cultura visual.

Resumo

Nesta era multicultural em que vivemos, e em que estamos cada vez mais próximos através da internet e dos meios de comunicação, sofremos influências culturais que outrora seriam impensáveis. No nosso meio, têm vindo a crescer várias expressões artístico-visuais influenciadas por fenómenos de cultura visual ligadas à imagem, oriundos das mais diversas culturas. Este trabalho, inserido no campo da investigação educativa, pretende analisar as influências culturais presentes no desenho de um aluno do ensino secundário enquadrado na área das artes visuais. Para tal, a investigação é realizada em Portugal, numa escola secundária pública na região do Algarve, concretamente na cidade de Faro, e a escola caracteriza-se por estar ligada às artes plásticas, apresentando-se os dados recolhidos junto deste aluno na disciplina de desenho.

Palavras-chave: Influências culturais. Desenho artístico. Artes visuais. Educação artística. Cultura visual.

 

Learning to teach: cultural influences in artistic drawing (case study)

Abstract

In this multicultural era in which we live, and the fact that we are increasingly united via the internet and the media, leads us to cultural influences that once were unthinkable. In our midst, several visual-artistic expressions have grown influenced by visual culture phenomena related to the image, originating from diverse cultures. This study, in the field of educational research, aims to examine the cultural influences present in the drawing of a secondary school student studying visual arts. To do so, research was made at a Portuguese public high school in the Algarve region, characterized by being an art school. Data collected from one case study, lead to the conclusions presented in this study.

Keywords: Cultural influences. Artistic drawing. Visual arts. Art education. Visual culture.

Biografia do Autor

Marisa Mártires, Zaman University

Mestre em Educação Intercultural pela Universidade de Huelva , Espanha (2010), licenciada em Design ramo Comunicação (2002), e Bacharel em Design (1998), com Curso de profissionalização em serviço para a docência (2009). Exerce a profissão de docente no Departamento de Artes Digitais e Design da Zaman University, no Camboja, Sudoeste Asiático. Atualmente a investigar acerca do Processo Criativo para o doutoramento em Educação numa Sociedade Multicultural pela Universidade de Huelva, Espanha.

Ángel Carreño, Universidade de Huelva

Diplomado-Maestro de Educación Primaria, Licenciado en Pedagogía y Doctor en Psicopedagogía. En educación no universitaria, ha sido Maestro de Educación Primaria, Orientador Educativo y Director Provincial de Orientación Educativa. En educación universitaria, actualmente es Profesor Titular de la Universidad de Huelva en el área de Métodos de Investigación y Diagnóstico, y Director del Máster Oficial en Orientación Educativa. Ha sido también Director del Máster en Educación Intercultural, Director del Programa de Doctorado “La educación en la sociedad multicultural” y Director del Departamento de Educación de la Universidad de Huelva. Ha dirigido y está dirigiendo varias tesis doctorales sobre integración de las TIC en educación, profesores universitarios seniors, procesos creativos en educación artística y motivación académica. Es autor de diversos artículos en revistas científicas sobre motivación académica, orientación educativa e integración de las TIC en educación.

Carolina Sousa, Universidade de Évora (CIEP) e Universidade do Algarve.

Doutora em educação, psicologia da educação pela Universidade do Minho, PT (1993) com estágio de doutoramento em Paris, Laboratório de Psicologia Diferencial, Universidade René Descartes (Paris V) – Sorbonne (1991), tendo sido a coordenadora em Portugal da Seção de Psicologia da Educação, da Sociedade Portuguesa de Ciências da Educação - SPCE (1996 e 31.12.2008). Colabora com várias universidades europeias e brasileiras, acolhendo estudantes de doutorado e de pós-doutoramento, para investigarem, sob sua supervisão, vários tópicos, incluindo, entre outros: formação de professores, ativação do desenvolvimento humano, resiliência educacional, envelhecimento, inclusão, ensino superior. Foi diretora do Programa de Doutorado “La educación en la sociedad multicultural” da Universidade de Huelva (Espanha), e diretora da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. É investigadora no Centro de Investigação em Educação e Psicologia da Universidade de Évora, Portugal (CIEP)

Referências

BELL, J. Como realizar um projeto de investigação. Lisboa: Gradiva, 1997.

BOGDAN, R. C., e BILKEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.

CAMARGO, M. S. Educação em arte: desmistificando e ampliando concepções estéticas. São Leopoldo: Universidade do Vale dos Sinos /Centro de Ciências Humanas, 2007.

COSTA, J.; LACERDA, T. A interculturalidade na expansão portuguesa (séculos XV-XVIII). Lisboa: Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), 2007.

EDWARDS, B. The new drawing on the right side of the brain: a course in enhancing creativity and artistic confidence. London: Harper Collins Publishers, 2008.

EFLAND, A. D. Una historia de la educación en arte: tendencias intelectuales y sociales en la enseñanza de las artes visuales. Barcelona: Ediciones Paidós, 2002.

EISNER, E. W. El arte y la creación de la mente: el papel de las artes en la transformación de la conciencia. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica S. A., 2004.

FOERSTE, G. A leitura da imagem em sala de aula: uma aproximação. Laboratório Educação e Imagem. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, s.d. Disponível em: <http://www.lab-eduimagem.pro.br/frames/seminarios/pdf/e8gerfoe.pdf>. Acesso em: 6 jan. 2010.

FRANCK, F. The zen of seeing. New York: Random House, Inc., 1973.

GEERTZ, C. The interpretation of cultures. New York: Basic Books, 1973.

LOWENFELD, H.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1977.

MARCELO, C. Aprender a enseñar para la sociedad del conocimiento. Revista Complutense de Educación, España, v. 12, n. 2, p. 531-593, 2001.

MARTIRES, M. As influências culturais nos desenhos de alunos de artes visuais no ensino secundário. Huelva: Universidade de Huelva, 2010.

MEDEIROS, M. B. Formação para a sensibilização da aisthesis. In: OLIVEIRA, M.; HERNÁNDEZ, F. (Orgs.). A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Editora da UFSM, 2005.

MEGGS, P. A history of graphic design. 3 ed. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1998.

OLIVEIRA, J. L. Interface arte-moda: tecendo um olhar crítico-estético do professor de artes visuais. Santa Maria, Editora da UFSM, 2005.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Regulamento interno da escola secundária de Tomás Cabreira. Faro: Escola Secundária de Tomás Cabreira, 2010.

PORTUGAL. Ministério da Educação. Projeto Educativo da Escola Secundária de Tomás Cabreira: por uma escola melhor. Faro: Escola Secundária de Tomás Cabreira, 2004.

RAMOS, C. Políticas e poéticas no pós-colonialismo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 18, 2009, Salvador. Anais do XVIIIº Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Transversalidades nas Artes Visuais. Salvador, BA: ANPAP, 2009. p. 1567-1581.

STAKE, R.E. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994. p. 236-247.

TOKU, M. Visual culture research in art and education. Visual Cultural Research in Art and Education, USA, s. l., s. n., 2010. Disponível em: <http://www.csuchico.edu/~mtoku/vc/Home.htm>. Acesso em: 11 jan. 2010.

UNESCO. Roteiro para a educação artística. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO, 2006.

YIN, R. Aplications of case study research. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1993.

IMAGENS:

MEGGS, P. A history of graphic design. 3 ed. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1998.

Downloads

Publicado

2015-12-20

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)