Aprender a ensinar: influências culturais no desenho artístico (estudo de caso)
DOI:
https://doi.org/10.18316/2299Keywords:
Influências culturais. Desenho artístico. Artes visuais. Educação artística. Cultura visual.Abstract
Nesta era multicultural em que vivemos, e em que estamos cada vez mais próximos através da internet e dos meios de comunicação, sofremos influências culturais que outrora seriam impensáveis. No nosso meio, têm vindo a crescer várias expressões artístico-visuais influenciadas por fenómenos de cultura visual ligadas à imagem, oriundos das mais diversas culturas. Este trabalho, inserido no campo da investigação educativa, pretende analisar as influências culturais presentes no desenho de um aluno do ensino secundário enquadrado na área das artes visuais. Para tal, a investigação é realizada em Portugal, numa escola secundária pública na região do Algarve, concretamente na cidade de Faro, e a escola caracteriza-se por estar ligada às artes plásticas, apresentando-se os dados recolhidos junto deste aluno na disciplina de desenho.
Palavras-chave: Influências culturais. Desenho artístico. Artes visuais. Educação artística. Cultura visual.
Learning to teach: cultural influences in artistic drawing (case study)
Abstract
In this multicultural era in which we live, and the fact that we are increasingly united via the internet and the media, leads us to cultural influences that once were unthinkable. In our midst, several visual-artistic expressions have grown influenced by visual culture phenomena related to the image, originating from diverse cultures. This study, in the field of educational research, aims to examine the cultural influences present in the drawing of a secondary school student studying visual arts. To do so, research was made at a Portuguese public high school in the Algarve region, characterized by being an art school. Data collected from one case study, lead to the conclusions presented in this study.
Keywords: Cultural influences. Artistic drawing. Visual arts. Art education. Visual culture.
References
BELL, J. Como realizar um projeto de investigação. Lisboa: Gradiva, 1997.
BOGDAN, R. C., e BILKEN, S. K. Investigação qualitativa em educação. Porto: Porto Editora, 1994.
CAMARGO, M. S. Educação em arte: desmistificando e ampliando concepções estéticas. São Leopoldo: Universidade do Vale dos Sinos /Centro de Ciências Humanas, 2007.
COSTA, J.; LACERDA, T. A interculturalidade na expansão portuguesa (séculos XV-XVIII). Lisboa: Alto Comissário para a Imigração e Minorias Étnicas (ACIME), 2007.
EDWARDS, B. The new drawing on the right side of the brain: a course in enhancing creativity and artistic confidence. London: Harper Collins Publishers, 2008.
EFLAND, A. D. Una historia de la educación en arte: tendencias intelectuales y sociales en la enseñanza de las artes visuales. Barcelona: Ediciones Paidós, 2002.
EISNER, E. W. El arte y la creación de la mente: el papel de las artes en la transformación de la conciencia. Barcelona: Ediciones Paidós Ibérica S. A., 2004.
FOERSTE, G. A leitura da imagem em sala de aula: uma aproximação. Laboratório Educação e Imagem. Vitória: Universidade Federal do Espírito Santo, s.d. Disponível em: <http://www.lab-eduimagem.pro.br/frames/seminarios/pdf/e8gerfoe.pdf>. Acesso em: 6 jan. 2010.
FRANCK, F. The zen of seeing. New York: Random House, Inc., 1973.
GEERTZ, C. The interpretation of cultures. New York: Basic Books, 1973.
LOWENFELD, H.; BRITTAIN, W. L. Desenvolvimento da capacidade criadora. São Paulo: Editora Mestre Jou, 1977.
MARCELO, C. Aprender a enseñar para la sociedad del conocimiento. Revista Complutense de Educación, España, v. 12, n. 2, p. 531-593, 2001.
MARTIRES, M. As influências culturais nos desenhos de alunos de artes visuais no ensino secundário. Huelva: Universidade de Huelva, 2010.
MEDEIROS, M. B. Formação para a sensibilização da aisthesis. In: OLIVEIRA, M.; HERNÁNDEZ, F. (Orgs.). A Formação do Professor e o Ensino das Artes Visuais. Santa Maria: Editora da UFSM, 2005.
MEGGS, P. A history of graphic design. 3 ed. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1998.
OLIVEIRA, J. L. Interface arte-moda: tecendo um olhar crítico-estético do professor de artes visuais. Santa Maria, Editora da UFSM, 2005.
PORTUGAL. Ministério da Educação. Regulamento interno da escola secundária de Tomás Cabreira. Faro: Escola Secundária de Tomás Cabreira, 2010.
PORTUGAL. Ministério da Educação. Projeto Educativo da Escola Secundária de Tomás Cabreira: por uma escola melhor. Faro: Escola Secundária de Tomás Cabreira, 2004.
RAMOS, C. Políticas e poéticas no pós-colonialismo. In: ENCONTRO DA ASSOCIAÇÃO NACIONAL DE PESQUISADORES EM ARTES PLÁSTICAS, 18, 2009, Salvador. Anais do XVIIIº Encontro da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas: Transversalidades nas Artes Visuais. Salvador, BA: ANPAP, 2009. p. 1567-1581.
STAKE, R.E. Case studies. In: DENZIN, N. K.; LINCOLN, Y. S. (Orgs.). Handbook of qualitative research. Thousand Oaks: Sage Publications, 1994. p. 236-247.
TOKU, M. Visual culture research in art and education. Visual Cultural Research in Art and Education, USA, s. l., s. n., 2010. Disponível em: <http://www.csuchico.edu/~mtoku/vc/Home.htm>. Acesso em: 11 jan. 2010.
UNESCO. Roteiro para a educação artística. Lisboa: Comissão Nacional da UNESCO, 2006.
YIN, R. Aplications of case study research. Newbury Park, CA: Sage Publications, 1993.
IMAGENS:
MEGGS, P. A history of graphic design. 3 ed. New York: John Wiley & Sons, Inc., 1998.
Downloads
Published
Issue
Section
License
As recommended by the Public Knowledge Project, RCD adopts for its articles a CREATIVE COMMONS Attribution CC BY 4.0 license.
This license allows others to distribute, remix, adapt and build upon your work, even commercially, as long as they credit you for the original creation.
This is the most appropriate license offered.
Recommended for maximum dissemination and use of licensed materials.