A percepção de discentes do IFES – Campus Santa Teresa sobre a assistência estudantil
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v8i16.2575Palavras-chave:
Programas sociais. Pesquisa avaliativa. Aluno.Resumo
Objetivou-se compreender como a assistência estudantil ocorre no IFES Campus Santa Teresa, ES Para atingir-se o objetivo, utilizou-se como metodologia a pesquisa avaliativa e qualitativa que compreende uma aplicação sistemática de procedimentos de pesquisa para acessar a concepção, o desenho, a implementação e as utilidades da assistência estudantil no Campus. Os sujeitos foram alunos da Graduação em Agronomia, beneficiários do programa de Assistência Estudantil, alimentação e moradia. Os dados foram obtidos a partir de questionários com perguntas abertas. A análise foi realizada tendo a pesquisa avaliativa como perspectiva. Destacamos a eficácia dos programas de assistência estudantil do Campus, tendo em vista que a maioria das respostas não apresentou fragilidade. Ouvir os beneficiários do programa trouxe à tona a importância de divulgar para a comunidade informações como correção anual dos valores, desburocratização do processo, informatização das inscrições e dos controles dos programas disponíveis para a população. A maior parte dos estudantes apontou como fragilidade as ações internas da assistência estudantil para a comunidade.
Palavras-chave: Programas sociais. Pesquisa avaliativa. Aluno.
The perception of students, IFES – Santa Teresa Campus on student assistance
Abstract
This study aims to understand how the student assistance has been given in the IFES campus in Santa Teresa, Espírito Santo. To achieve this overall goal, it was used as evaluative research methodology, a type of qualitative research comprising a systematic application of research procedures to access the conception, design, implementation and utility of the social programs assistance occurring in IFES. The research subjects are students of the technical course and graduation, that are the beneficiaries of the Student Assistance programs. To get the data, questionnaires with open questions were applied to the students. Data analysis was performed with the evaluative research as perspective. As a result of this study, we can highlight the effectiveness of student assistance programs in the IFES campus of Santa Teresa, given that most of the answers did not represent weakness. However, the voice of the beneficiaries of this program brought to light the importance of disclosing more for the community about the programs available to the public, since most of the students appointed as fragility the internal actions of the student assistance for the community.
Keywords: Social programs. Evaluative research. Student.
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