Solidariedade no processo educativo
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3202Palavras-chave:
Escola. Compreensão. Educação.Resumo
Objetivou-se avaliar o processo de solidariedade entre alunos do IFES Santa Teresa de modo a detectar se os alunos reflexionam acerca de sua autoimagem e se são capazes de identificar as diversas formas de solidariedade existente entre as pessoas. A pesquisa partiu de um desenho não experimental, descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi aleatória, sendo apresentada às turmas a proposta de investigação, deixando-se à vontade de cada aluno a participação. A investigação foi realizada com entrevista e análise através da elaboração de gráficos representativos dos dados coletados, em que observamos que a solidariedade deve ser um ponto fundamental e de equilibro na formação do aluno tanto no âmbito escolar como na sociedade de maneira geral.
Palavras chave: Escola. Compreensão. Educação.
Referências
AKHRAS, F. N. A inclusão social como um projeto científico: uma ontologia. Brasília, DF: Inclusão Social, v. 4, n. 2, p. 25-37, jan./jun. 2011.
BEU, C. Ser solidário. Abilio Diniz, 2011. Seção Qualidade de vida. Disponível em: http://abiliodiniz.com.br/qualidade-de-vida/amor/ser-solidario/.
BIZELLI, E. Inclusão: exclusão e solidariedade. São Paulo: PUC, 1999.
DRAIBE, S. M. As políticas de combate à pobreza na América Latina. São Paulo em Perspectiva, v.1, n. 2, p. 18-24, abr./jun. 1990.
DOM BOSCO, A. Solidariedade social. Dom Bosco Angola, 28 nov. 2012. Disponível em: http://domboscoangola.org/db/blogs/dh/2012/11/28/solidariedade-social
LA TAILLE, Y. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.
LOLIS, D. Solidariedade e política social. São Paulo: PUC, 1999.
MANTOVANI, A. O. Inteligência, vida social e afetividade na teoria piagetiana. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE: CONSTRUTIVISMO E EDUCAÇÃO, 12. Anais... Campinas: LPG, FE, 1996.
MARSH, J. C. Managing for total school improvement. In: CHAPMAN, J. (Ed.). School-Based Decision-Making and Management. Lewes: Falmer Press, p. 147-159, 1990.
ORTIZ, C. Entre adaptar-se e ser acolhido. Revista Avisa Lá, p. 6-7, 2010.
PAIXÃO, M. V. S. As ações ambientais no município de Santa Teresa, estado do Espírito santo, Brasil. Monografia (Especialização em Conservação de Espaços Naturais) – Universidade Miguel de Cervantes, Espanha, 2012.
PERRENOUD, P. As competências a serviço da solidariedade. Revista Pedagógica, Porto Alegre, v. 7, n. 25, p. 19-27, fev. 2003.
SUNG, J. M. Solidariedade e a condição humana, em convergência. São Paulo, n. 340, p. 89-108, 2001.
TOGNETTA, L. R. P.; ASSIS, O. Z. M. A construção da solidariedade na escola: as virtudes, a razão e a afetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 49-66, jan./abr. 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.