Solidariedade no processo educativo

Autores/as

  • Marcus Vinicius Sandoval Paixão Instituto Federal do Espírito Santo, ES.
  • Pedro Brandão Simões Instituto Federal do Espírito Santo, ES.
  • Marcelo Bozetti Instituto Federal do Espírito Santo, ES.
  • Gleides Pulcheira Paixão Instituto Federal do Espírito Santo, ES.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i19.3202

Palabras clave:

Escola. Compreensão. Educação.

Resumen

Objetivou-se avaliar o processo de solidariedade entre alunos do IFES Santa Teresa de modo a detectar se os alunos reflexionam acerca de sua autoimagem e se são capazes de identificar as diversas formas de solidariedade existente entre as pessoas. A pesquisa partiu de um desenho não experimental, descritiva e exploratória, com abordagem quali-quantitativa. A amostra foi aleatória, sendo apresentada às turmas a proposta de investigação, deixando-se à vontade de cada aluno a participação. A investigação foi realizada com entrevista e análise através da elaboração de gráficos representativos dos dados coletados, em que observamos que a solidariedade deve ser um ponto fundamental e de equilibro na formação do aluno tanto no âmbito escolar como na sociedade de maneira geral.

Palavras chave: Escola. Compreensão. Educação.

Biografía del autor/a

Marcus Vinicius Sandoval Paixão, Instituto Federal do Espírito Santo, ES.

Doutor em Educação, Departamento de ensino, professor de metodologia da pesquisa do IFES Campus Santa Teresa.

Pedro Brandão Simões, Instituto Federal do Espírito Santo, ES.

MSc em educação. departamento de educação, professor de educação física do IFES Campus Santa Teresa.

Marcelo Bozetti, Instituto Federal do Espírito Santo, ES.

MSc. em administração, departamento de educação, professor de administração do IFES Campus Santa Teresa.

Gleides Pulcheira Paixão, Instituto Federal do Espírito Santo, ES.

DSc. em Gestão Ambiental, departamento de educação, professora de educação ambiental do IFES Campus Santa Teresa.

Citas

AKHRAS, F. N. A inclusão social como um projeto científico: uma ontologia. Brasília, DF: Inclusão Social, v. 4, n. 2, p. 25-37, jan./jun. 2011.

BEU, C. Ser solidário. Abilio Diniz, 2011. Seção Qualidade de vida. Disponível em: http://abiliodiniz.com.br/qualidade-de-vida/amor/ser-solidario/.

BIZELLI, E. Inclusão: exclusão e solidariedade. São Paulo: PUC, 1999.

DRAIBE, S. M. As políticas de combate à pobreza na América Latina. São Paulo em Perspectiva, v.1, n. 2, p. 18-24, abr./jun. 1990.

DOM BOSCO, A. Solidariedade social. Dom Bosco Angola, 28 nov. 2012. Disponível em: http://domboscoangola.org/db/blogs/dh/2012/11/28/solidariedade-social

LA TAILLE, Y. A indisciplina e o sentimento de vergonha. In: AQUINO, J. G. (Org.). Indisciplina na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1996.

LOLIS, D. Solidariedade e política social. São Paulo: PUC, 1999.

MANTOVANI, A. O. Inteligência, vida social e afetividade na teoria piagetiana. In: ENCONTRO NACIONAL DE PROFESSORES DO PROEPRE: CONSTRUTIVISMO E EDUCAÇÃO, 12. Anais... Campinas: LPG, FE, 1996.

MARSH, J. C. Managing for total school improvement. In: CHAPMAN, J. (Ed.). School-Based Decision-Making and Management. Lewes: Falmer Press, p. 147-159, 1990.

ORTIZ, C. Entre adaptar-se e ser acolhido. Revista Avisa Lá, p. 6-7, 2010.

PAIXÃO, M. V. S. As ações ambientais no município de Santa Teresa, estado do Espírito santo, Brasil. Monografia (Especialização em Conservação de Espaços Naturais) – Universidade Miguel de Cervantes, Espanha, 2012.

PERRENOUD, P. As competências a serviço da solidariedade. Revista Pedagógica, Porto Alegre, v. 7, n. 25, p. 19-27, fev. 2003.

SUNG, J. M. Solidariedade e a condição humana, em convergência. São Paulo, n. 340, p. 89-108, 2001.

TOGNETTA, L. R. P.; ASSIS, O. Z. M. A construção da solidariedade na escola: as virtudes, a razão e a afetividade. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 32, n. 1, p. 49-66, jan./abr. 2006.

Publicado

2017-12-30

Número

Sección

Artigos

Artículos similares

También puede {advancedSearchLink} para este artículo.

Artículos más leídos del mismo autor/a