GESTÃO DE ASSUNTOS ESTUDANTIS FACE AOS DESAFIOS ATUAIS DA EDUCAÇÃO NA MALÁSIA

Autores

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v17i45.12344

Palavras-chave:

Gestão HEM, Desafios da educação, MySG, SKPMg2

Resumo

A escola foi criada para implementar sistematicamente o processo educativo baseado na Filosofia Nacional de Educação (FPK) para desenvolver o potencial dos alunos de forma holística e integrada. A escola é também um local para moldar a personalidade, a disciplina e o potencial dos alunos através da gestão sistemática dos assuntos dos alunos (HEM). Cada indivíduo na organização escolar recebe responsabilidades que precisam de ser desempenhadas da melhor forma possível. No entanto, o Ministério da Educação da Malásia (KPM) descobriu que existe um problema entre os educadores, que é o problema da ambiguidade de papéis, que tem impacto no nível de disciplina dos alunos e no desempenho escolar no campo académico. Assim sendo, este estudo foi conduzido para identificar o papel e o âmbito das tarefas da unidade HEM através de uma nova abordagem que é o Modelo de Gestão HEM, que foi formado como resultado da combinação de duas abordagens introduzidas pelo KPM, nomeadamente a A Governação Escolar da Malásia ( MySG) e o Padrão de Qualidade da Educação de segunda vaga (SKPMg2) para ser uma referência para todos os membros da escola. Com este modelo em vigor, a gestão escolar pode reduzir a ambiguidade na implementação das funções do HEM em vários aspetos, incluindo a gestão da disciplina estudantil, gestão de higiene, segurança e saúde (3K), gestão de bolsas de estudo, gestão de orientação e aconselhamento, Esquema de empréstimo de manuais escolares (SPBT). Um nível claro de compreensão de cada tarefa da unidade HEM, para além da implementação de regulamentos e circulares especializadas (SPI) pelo Ministério da Educação e Cultura, criará uma estrutura de gestão eficiente para enfrentar os vários desafios educativos atuais.

Biografia do Autor

Rosmawati binti Yusof Othman, Universiti Sultan Zainal Abidin (UNISZA), Malaysia

Universiti Sultan Zainal Abidin (UNISZA), Malaysia

Zuraidah Juliana Mohamad Yusoff, Universiti Sultan Zainal Abidin (UNISZA), Malaysia

Universiti Sultan Zainal Abidin (UNISZA), Malaysia

Referências

Abu Bakar, A.A., Hamzah, M.I. (2019), Faktor Keterlibatan Remaja Dengan Masalah Sosial. Jurnal Hadhari, 11(1), 1-17.

Ahmad Zaine, S., Ismail, I.H. (2020), Persepsi Pelajar Terhadap Masalah Sosial: Suatu Kajian di Politeknik Malaysia. Jurnal Kejuruteraan, Teknologi & Sains Sosial, 1(1), 1-14.

Awang, M., Suyanto, N. (2017), Pendekatan Keselamatan dan Kesejahteraan Pelajar untuk Sekolah-sekolah di Malaysia. Management Research Journal, 7(1), 139-153.

Bali, N., Othman, M.H. (2017), Keterlibatan dan Cabaran Guru Bimbingan dan Kaunseling Sekolah Terhadap Murid Berkeperluan Khas. Asian Social Work Journal, 2(2), 1-10.

Betare, R., Kanyo, N.I. (2021), Persepsi Guru Tentang Kelemahan Struktur Ruang Fizikal Sekolah Kebangsaan Pulau Gaya Terhadap Insiden Jenayah Dalam Kawasan Sekolah. Jurnal Kinabalu, 27(1), 119-131.

Hamid, Z., Chew, F.P., Shaharom, M.S.N. (2019), Analisis Kandungan Kajian Teknologi Dalam Pendidikan Bahasa Melalui Artikel-artikel Terpilih. Jurnal Kurikulum & Pengajian Asia Pasifik, 7(2), 18-29.

Hamzah, N., A. Ghani, M.F., Mohd Radzi, N., Amat Sehab, M. (2018), Reka Bentuk Profil Amalan Terbaik Pengurusan Disiplin Murid. Jurnal Kepimpinan Pendidikan, 5(1), 33-63.

Jantan, Y., Chua, Y.P. (2017), Kompetensi Guru Dalam Membentuk Sahsiah Pelajar Sekolah. Jurnal Kepimpinan Pendidikan, 4(3), 1-12.

Komarudin, F.M., Hashim, Z. (2024), Amalan Pengurusan Pentadbir Sekolah dan Kepuasan Kerja dalam Kalangan Guru-guru di Sekolah Menengah Kebangsaan. Malaysian Journal of Social Sciences and Humanities, 9(1), 1-22.

Marham, M.A., Zaini, N. (2023), Strategi Kepimpinan Pengetua Cemerlang di Sekolah: Satu Kajian Kes. Global Jurnal of Educational Research and Management, 3(4), 1-17.

Mat Saad, S.A., Mosin, M. (2021), Sumbangan PIBG Terhadap Kesepaduan Sosial di Sekolah. BITARA International Journal of Civilizational Studies and Human Sciences, 4(1), 107-117.

Md Hashim, M., Mohd Lana, A. (2020), Peranan Guru Besar Sebagai Pengurus Perubahan dan Pelaksana KSSR di Sekolah: Senario di SRA Integrasi (SRAI) Negeri Selangor. Jurnal Al-Ummah 2, 105-117.

Md Tahir, F.A., Mohd Salikon, M.Z. (2023), Sistem Pengurusan Kantin Sk LKTP Ulu Penggeli. Applied Information Technology and Computer Science, 4(2), 862-875.

Mohamad Razman, N.A., Mohd Tarmizi, N.F.N., Zamri, S.A., Mohd Fauzi, N.A.A., Mohamad Khairul Azhar, A.S., Mohd Fauzi, N.F.B., Husin, M.R. (2022), Pengurusan Tingkah Laku dan Disiplin Pelajar di Sekolah Kebangsaan Bagan Datuk Perak. Journal of Humanities and Social Sciences, 4(2), 81-88.

Mohamed, K.A., Sakawi, Z., Hussian, M.Y. (2022), Amalan Kebersihan Makanan Dalam Kalangan Pengendali Makanan Kantin Sekolah di Ampang Selangor. Malaysian Journal of Social Sciences and Humanities, 19(1), 1-14.

Mohd Kiram, N., Raja Ariffin, R.M., Zakaria, J. (2017), Gaya Pengurusan Konflik dan Kesannya Terhadap Institusi Kekeluargaan dalam Novel Saga. Akademika, 87(2), 77-87.

Mohd Noor, K., Momin, N.A., Marzuki, H., Wan Samad, W.F., Zakaria, Z., Mansor, M.H. (2016), Penggunaan Kepakaran Staf dan Kaitannya dengan kepuasan Kerja di Universiti Sains Islam Malaysia. Journal of Islamic Social Sciences and Humanities, 9, 143-155.

Mohd Nuin, N.F., Ambotang, A.S. (2019), Teacher Acceptance of the Implementation of Student Information Systems and Student Darabase Applications in Student Data Management. International Journal of Education, Psychology and Counseling, 4(32), 180-196.

Nor Muhamad, N.H., A Rashid, Z. (2017), Peraturan dan Undang-undang Kawalan Disiplin Murid di Malaysia. Malaysian Online Journal of Education, 1(1), 1-11.

Rashidi, M.N., Ara Begum, R., Mokhtar, M., Pereira, J.J. (2014), Pelaksanaan Analisis Kandungan Sebagai Metadologi Kajian bagi Mengenalpasti Kriteria Pembinaan Lestari. Journal of Advanced Research Design, 1(1), 18-27.

Said, A., Mahamod, Z., Johari, D., Yunus, N.M., Mat Husin, N. (2023), Penggunaan Teknik Ganjaran dan Keberkesanannya bagi Menarik Minat Murid dalam Pembelajaran Bahasa Melayu Semasa Pengajaran dan Pembelajaran di Rumah. Jurnal Antarabangsa Dunia Melayu, 16(2), 315-336.

Sire Etum, Mydin, A.A., Abdullah, A.G.K. (2021), Hubungan Pengurusan Disiplin Sekolah dan Kualiti Kehidupan Murid di Semenanjung Utara Malaysia. Malaysian Journal of Social Sciences and Humanities, 6(8), 173-182

Willie, S.J., Abu Bakar, A.Y. (2019), Keperluan Khidmat Bimbingan dan Kaunseling Dalam Kalangan Pelajar Sekolah Menengah Luar Bandar: Satu Kajian Kes. Jurnal Dunia Pengurusan, 1(1), 18-24.

Yunus, J., Murad, M. (2018), Hubungan Pengetahuan Pengurusan Dengan Kemahiran Pengurusan Ketua Panitia Sekolah-Sekolah Menengah. Management Research Journal, 8(1), 222-232.

Zakaria, M.M., Janan, D. (2022), Penggunaan Buku Teks dan Penerimaan Ilustrasi Dalam Kalangan Guru dan Murid: Pendekatan Kualitatif dan Kuantitatif. Jurnal of Research, Policy & Practice of Teachers & Teacher Education, 12(1), 80-98.

Zulkifli, N., Mustafar, F.W., Mohd Ridzuan, M.I. (2022), Pembangunan Modal Insan Di Malaysia: Satu Analisis. Jurnal Dunia Pendidikan, 4(3), 14-25.

Downloads

Publicado

2025-02-12

Edição

Seção

Artigos