Os desafios na implementação de cursos superiores em EAD no Brasil

Autores

  • Elizabeth Souza da Silva Nascimento Faculdade UNILAGOS
  • Marcus Vinicius Sandoval Paixão Instituto Federal do Espírito Santo/IFES Santa Teresa

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i23.4282

Palavras-chave:

Distância. Acessível. Tecnologia.

Resumo

A pesquisa focou a gestão escolar no ensino a distância, caracterizando as etapas na visão geral da implementação dos cursos nessa modalidade de ensino. Verificamos como é feito e o que pode ser mudado de forma funcional através da pesquisa bibliográfica e da comparação com o sistema atual empregado. Com base nas observações bem como na experiência do autor no EAD, em conjunto com a opinião das demais categorias integrantes, de acordo com a modalidade de ensino, foi feita a coleta de dados visando à possibilidade de melhorar de forma prática e com o menor custo e ao procedimento de implementação de outros cursos do processo EAD, com vistas à inclusão de outras classes sociais como estudantes do ensino a distância. A gestão educacional na modalidade EAD precisa ser democrática, sob pena de não ser efetiva nem alternativa de atingir a maioria do público quanto às mensalidades acessíveis e à facilidade de acesso à tecnologia.

Biografia do Autor

Elizabeth Souza da Silva Nascimento, Faculdade UNILAGOS

Doutora e Pós-Doutora em Saúde Pública pela Universidad Americana, Assuncão, Paraguai; Professora na Faculdade UNILAGOS

Marcus Vinicius Sandoval Paixão, Instituto Federal do Espírito Santo/IFES Santa Teresa

Doutor e Pós-Doutor em Educação pela Universidade Autônoma de Assunção, Paraguai;  Professor no Instituto Federal do Espírito Santo/IFES, Santa Teresa

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Publicado

2019-07-16

Edição

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