O uso efetivo das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino superior

Autores

  • Ana Paula Torres Universidade Estadual Paulista, SP.
  • Leny André Pimenta Universidade Estadual Paulista, SP. Universidade de São Paulo, SP.
  • Maria Teresa Miceli Kerbauy Universidade Estadual Paulista, SP.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4106

Palavras-chave:

Educação. Tecnologias de informação e comunicação. Ensino superior.

Resumo

O objetivo deste artigo é aprofundar a discussão sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior. O modelo teórico de investigação contemplou o levantamento de informações sobre quatro variáveis: 1. Tecnologia; 2. Processo de Aprendizagem; 3. Interação Professor-Aluno; e 4. Características Demográficas dos participantes (gênero, faixa etária, escolaridade, exercício docente) para analisar a percepção de estudantes e de docentes acerca do uso das (TIC) no ensino superior. O instrumento de pesquisa adotado considerou vinte questões e foi aplicado a alunos de Graduação em Pedagogia, mestrandos, doutorandos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras FCLAr-Unesp. Com base nos resultados obtidos, evidenciou-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação como mediadoras do processo ensino e aprendizagem envolvem muito mais do que o uso, o acesso e a apropriação de inovações tecnológicas e metodológicas nos processos educacionais. Envolvem a construção social do conhecimento.

Palavras-chave: Educação. Tecnologias de informação e comunicação. Ensino superior.

 

Study on the perception of the use of information and communication technologies in higher education

The purpose of this article is to deepen the discussion about the use of Information and Communication Technologies (ICT) in higher education. The theoretical research model included the collection of information on four variables: 1. Technology; 2. Learning process; 3. Teacher-Student Interaction; and 3. Demographic characteristics of the participants (gender, age group, schooling, teacher's exercise) to analyze the perception of students and teachers about the use of (ICT) in higher education. The adopted research instrument considered twenty questions and was applied to undergraduate students in Pedagogy; Masters and doctoral students and professors of the Post-Graduate Program in School Education of the College of Sciences and Literature - Unesp. Based on the obtained results it was evidenced that the Information and Communication Technologies as mediators of the teaching and learning process involve much more than the use, access and appropriation of technological and methodological innovations in the educational processes; involve the social construction of knowledge.

Keywords: Education. Information and communication technologies. Higher education.

Biografia do Autor

Ana Paula Torres, Universidade Estadual Paulista, SP.

Doutoranda em Educação Escolar. Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Leny André Pimenta, Universidade Estadual Paulista, SP. Universidade de São Paulo, SP.

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Diretora do Colégio Monteiro Lobato – Franca, SP. Pesquisadora e membro da Comissão Executiva do GEPALLE (FFCLRP-USP). Pesquisadora do NUSEX-UNESP-Araraquara, SP.

Maria Teresa Miceli Kerbauy, Universidade Estadual Paulista, SP.

Pós-Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Iberoamérica da Universidade de Salamanca – Espanha. Doutora e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora produtividade do CNPq e docente do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Unesp – Campus de Araraquara.

Referências

ALMEIDA, L. S.; SOARES, A. P. Os estudantes universitários: sucesso escolar e desenvolvimento psicossocial. In: MERCURI, E.; POLYDORO, S. A. J. (Orgs.). Estudante universitário: características e experiências de formação. Taubaté: Cabral Editora e Livraria Universitária, p. 15-40, 2004.

BIZELLI, J. L. Acesso e apropriação tecnológica na sociedade digital. IN: Anais Intercom 2015 [online]. Disponível em: <http://portalintercom.org.br/anais/nacional2015/resumos/R10-2657-1.pdf>. Acesso em: 05 jul. 2016.

CARAM, N.; BIZELLI, J. L. Educação: novas tecnologias e democratização. In: INTERCOM, 34, 2-6 set. 2011, Recife. Anais... Recife, 2011. Disponível em: <http://www.intercom.org.br/papers/nacionais/2011/resumos/R6-1515-1.pdf>. Acesso em: 5 fev. 2017.

CASTELLS, M. A era da informação: economia, sociedade e cultura. In: CASTELLS, M. (Org.) O poder da identidade. 2 ed. São Paulo: Paz e Terra, 2000, v. 2.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. Rio: Paz e Terra, 2007, v. 1-2.

CASTELLS, M. Para o estado-rede: e era da informação. In: BRESSER-PEREIRA, L. C.; SOLA, L.; WILHEIM, J. (Org.). Sociedade e Estado em transformação. São Paulo: Editora Unesp, 1999.

COSTA, T. R. V. Métodos quantitativos. Brasília: FGV Projetos – Curso de Formação para Especialista em Financiamento e Execução de Programas e Projetos Educacionais, 2008, p. 75.

FOUNTAIN, J. E. Construindo um estado virtual: tecnologia da informação e mudança institucional. Brasilia: ENAP, 2005.

JORGE, J. P. O.; PERIOTTO, A. J. Mudança de paradigma na gestão da informação em um setor público: tecnologia indutora, implantação e perspectivas. Anais da XVIII Semana do Contador. Maringá: UEM – Universidade Estadual de Maringá, out. 2006.

KENSKI, Vani Moreira. Educação e tecnologias, o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2007.

KENSKI, Vani Moreira. Tecnologias e ensino presencial e a distância. 3. ed. Campinas: Papirus, 2003.

LUNA, S. V. Planejamento de pesquisa: uma introdução. São Paulo: EDUC, 2000. (Série Trilhas).

MATIAS-PEREIRA, José. Educação superior a distância, tecnologia e informação e comunicação e inclusão social no Brasil. Revista de Economia Política de las Tecnologias de la Información y Comunicación. v. XII, n. 2, maio/ago. 2010. 20p.

MORAN, José Manuel. Mudando a educação com metodologias ativas. Disponível em: < http://www2.eca.usp.br/moran/wp-content/uploads/2013/12/mudando_moran.pdf >. Acesso em: 10 fev. 2017.

MORAN, José Manuel. O uso das novas tecnologias da informação e da comunicação na EAD: uma leitura crítica dos meios. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seed/arquivos/pdf/T6%20TextoMoran.pdf>. Acesso em: 2 fev. 2017.

PINO, Ivany Rodrigues. As TIC na formação a distância reflexões contemporâneas. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 2, n. 2-3, p. 109-120, jan./dez. 2008. Disponível em: . Acesso em: 15 fev. 2017.

PRENSKY, M. Digital Native, digital immmigrants. Digital Native immigrants. On the horizon, MCB University Press, Vol. 9, N.5, October, 2001. Disponível em: <http://www.marcprensky.com/writing/Prensky%20-%20Digital%20Natives,%20Digital%20Immigrants%20-%20Part1.pdf>. Acesso em: 7 set. 2017.

SIQUEIRA, E. Tecnologias que mudam nossa vida. São Paulo: Saraiva, 2008.

SOARES, Adriana B.; GOMES, Gil; MAIA, Fátima de A.; MONTEIRO, Márcia C. Relações interpessoais na universidade: o que pensam estudantes da graduação em Psicologia. Estudos interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v. 7, n. 1, p. 56-76, jun. 2016. Disponível em: <https://www.researchgate.net/profile/Clarissa_Tochetto_De_Oliveira/publication/281272844_Adaptao_acadmica_e_coping_em_estudantes_universitrios_brasileiros_uma_reviso_de_literatura/links/55ddd91308ae45e825d3919d.pdf >. Acesso em: 2 set. 2016.

TORRES, P. L.; IRALA, E. A. F. Aprendizagem colaborativa: Teoria e Prática. Coleção Agrino, p. 61-93, 2004.

VEIGA-NETO, Alfredo. Foucault e a educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.

VERGARA, S. C. Projetos e relatórios de pesquisa em administração. São Paulo: Atlas, 2006.

Downloads

Publicado

2018-01-03