O uso efetivo das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino superior

Ana Paula Torres, Leny André Pimenta, Maria Teresa Miceli Kerbauy

Resumo


O objetivo deste artigo é aprofundar a discussão sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior. O modelo teórico de investigação contemplou o levantamento de informações sobre quatro variáveis: 1. Tecnologia; 2. Processo de Aprendizagem; 3. Interação Professor-Aluno; e 4. Características Demográficas dos participantes (gênero, faixa etária, escolaridade, exercício docente) para analisar a percepção de estudantes e de docentes acerca do uso das (TIC) no ensino superior. O instrumento de pesquisa adotado considerou vinte questões e foi aplicado a alunos de Graduação em Pedagogia, mestrandos, doutorandos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras FCLAr-Unesp. Com base nos resultados obtidos, evidenciou-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação como mediadoras do processo ensino e aprendizagem envolvem muito mais do que o uso, o acesso e a apropriação de inovações tecnológicas e metodológicas nos processos educacionais. Envolvem a construção social do conhecimento.

Palavras-chave: Educação. Tecnologias de informação e comunicação. Ensino superior.

 

Study on the perception of the use of information and communication technologies in higher education

The purpose of this article is to deepen the discussion about the use of Information and Communication Technologies (ICT) in higher education. The theoretical research model included the collection of information on four variables: 1. Technology; 2. Learning process; 3. Teacher-Student Interaction; and 3. Demographic characteristics of the participants (gender, age group, schooling, teacher's exercise) to analyze the perception of students and teachers about the use of (ICT) in higher education. The adopted research instrument considered twenty questions and was applied to undergraduate students in Pedagogy; Masters and doctoral students and professors of the Post-Graduate Program in School Education of the College of Sciences and Literature - Unesp. Based on the obtained results it was evidenced that the Information and Communication Technologies as mediators of the teaching and learning process involve much more than the use, access and appropriation of technological and methodological innovations in the educational processes; involve the social construction of knowledge.

Keywords: Education. Information and communication technologies. Higher education.


Palavras-chave


Educação. Tecnologias de informação e comunicação. Ensino superior.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4106

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