O uso efetivo das tecnologias de informação e comunicação (TIC) no ensino superior

Authors

  • Ana Paula Torres Universidade Estadual Paulista, SP.
  • Leny André Pimenta Universidade Estadual Paulista, SP. Universidade de São Paulo, SP.
  • Maria Teresa Miceli Kerbauy Universidade Estadual Paulista, SP.

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v9i18.4106

Keywords:

Educação. Tecnologias de informação e comunicação. Ensino superior.

Abstract

O objetivo deste artigo é aprofundar a discussão sobre a utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino superior. O modelo teórico de investigação contemplou o levantamento de informações sobre quatro variáveis: 1. Tecnologia; 2. Processo de Aprendizagem; 3. Interação Professor-Aluno; e 4. Características Demográficas dos participantes (gênero, faixa etária, escolaridade, exercício docente) para analisar a percepção de estudantes e de docentes acerca do uso das (TIC) no ensino superior. O instrumento de pesquisa adotado considerou vinte questões e foi aplicado a alunos de Graduação em Pedagogia, mestrandos, doutorandos e docentes do Programa de Pós-Graduação em Educação Escolar da Faculdade de Ciências e Letras FCLAr-Unesp. Com base nos resultados obtidos, evidenciou-se que as Tecnologias de Informação e Comunicação como mediadoras do processo ensino e aprendizagem envolvem muito mais do que o uso, o acesso e a apropriação de inovações tecnológicas e metodológicas nos processos educacionais. Envolvem a construção social do conhecimento.

Palavras-chave: Educação. Tecnologias de informação e comunicação. Ensino superior.

 

Study on the perception of the use of information and communication technologies in higher education

The purpose of this article is to deepen the discussion about the use of Information and Communication Technologies (ICT) in higher education. The theoretical research model included the collection of information on four variables: 1. Technology; 2. Learning process; 3. Teacher-Student Interaction; and 3. Demographic characteristics of the participants (gender, age group, schooling, teacher's exercise) to analyze the perception of students and teachers about the use of (ICT) in higher education. The adopted research instrument considered twenty questions and was applied to undergraduate students in Pedagogy; Masters and doctoral students and professors of the Post-Graduate Program in School Education of the College of Sciences and Literature - Unesp. Based on the obtained results it was evidenced that the Information and Communication Technologies as mediators of the teaching and learning process involve much more than the use, access and appropriation of technological and methodological innovations in the educational processes; involve the social construction of knowledge.

Keywords: Education. Information and communication technologies. Higher education.

Author Biographies

Ana Paula Torres, Universidade Estadual Paulista, SP.

Doutoranda em Educação Escolar. Mestrado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara.

Leny André Pimenta, Universidade Estadual Paulista, SP. Universidade de São Paulo, SP.

Doutoranda em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências e Letras de Araraquara. Mestre em Linguística pela Universidade de Franca. Diretora do Colégio Monteiro Lobato – Franca, SP. Pesquisadora e membro da Comissão Executiva do GEPALLE (FFCLRP-USP). Pesquisadora do NUSEX-UNESP-Araraquara, SP.

Maria Teresa Miceli Kerbauy, Universidade Estadual Paulista, SP.

Pós-Doutora em Ciência Política pelo Instituto de Iberoamérica da Universidade de Salamanca – Espanha. Doutora e Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora produtividade do CNPq e docente do programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Unesp – Campus de Araraquara.

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Published

2018-01-03

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