Um estudo de caso sobre a disciplina de empreendedorismo: o que pensam os estudantes universitários?

Autores

  • Silvana Neumann Martins Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Giulia Bassani Bedin Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Dayene Borges Guarienti Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES
  • Pâmela Lopes Vicari Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.5389

Palavras-chave:

Estudantes. Empreendedorismo. Ensino Superior. Habilidades.

Resumo

O Empreendedorismo está ganhando cada vez mais espaço nas universidades uma vez que propõe diferentes caminhos para a construção de um futuro pessoal e profissional para os universitários. A partir dessa consideração, objetivamos investigar qual a importância desse tema na vida de estudantes universitários que participaram da disciplina Empreendedorismo, em uma Instituição de Ensino Superior, localizada no interior do Rio Grande do Sul, durante o semestre/A de 2018. Este estudo seguiu a abordagem qualitativa de pesquisa, sendo que os dados, obtidos por meio de um questionário, foram analisados a partir de aproximações com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Averiguou-se que a maioria dos estudantes entendem que suas habilidades empreendedoras foram desenvolvidas ou aprimoradas durante as aulas. Contudo, também percebem que poderiam tê-las desenvolvido, ou estarem desenvolvendo, ao longo da vida, isto é, desde a Educação Básica e não apenas no Ensino Superior. Observamos nos relatos que os jovens universitários se sentem mais preparados para os desafios futuros, revelando a importância de um perfil empreendedor.

Biografia do Autor

Silvana Neumann Martins, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Doutorado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul; Professora Titular na Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Giulia Bassani Bedin, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Graduanda em Pedagogia pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Bolsista de Iniciação Científica pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Dayene Borges Guarienti, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Graduanda em Engenharia Civil pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul – FAPERGS.

Pâmela Lopes Vicari, Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES

Graduanda em Letras pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES; Bolsista de Iniciação Científica pela Universidade do Vale do Taquari - UNIVATES.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Artigos