Um estudo de caso sobre a disciplina de empreendedorismo: o que pensam os estudantes universitários?
DOI:
https://doi.org/10.18316/rcd.v11i24.5389Palavras-chave:
Estudantes. Empreendedorismo. Ensino Superior. Habilidades.Resumo
O Empreendedorismo está ganhando cada vez mais espaço nas universidades uma vez que propõe diferentes caminhos para a construção de um futuro pessoal e profissional para os universitários. A partir dessa consideração, objetivamos investigar qual a importância desse tema na vida de estudantes universitários que participaram da disciplina Empreendedorismo, em uma Instituição de Ensino Superior, localizada no interior do Rio Grande do Sul, durante o semestre/A de 2018. Este estudo seguiu a abordagem qualitativa de pesquisa, sendo que os dados, obtidos por meio de um questionário, foram analisados a partir de aproximações com a Análise de Conteúdo (BARDIN, 2012). Averiguou-se que a maioria dos estudantes entendem que suas habilidades empreendedoras foram desenvolvidas ou aprimoradas durante as aulas. Contudo, também percebem que poderiam tê-las desenvolvido, ou estarem desenvolvendo, ao longo da vida, isto é, desde a Educação Básica e não apenas no Ensino Superior. Observamos nos relatos que os jovens universitários se sentem mais preparados para os desafios futuros, revelando a importância de um perfil empreendedor.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Conforme recomendado pelo o Public Knowledge Project, a RCD adota para seus artigos uma licença CREATIVE COMMONS: Atribuição CC BY 4.0.
Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e construam sobre o seu trabalho, mesmo comercialmente, desde que lhe dêem crédito pela criação original.
Esta é a licença mais adequada oferecida.
Recomendado para a máxima divulgação e uso de materiais licenciados.