EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE: UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Fernanda Geórgia Isidoro Corrêa, Isabel Kathyane da Silva Mota, Francisco Régis Vieira Alves

Resumo


Tendo em vista que a sexualidade é uma dimensão indissociável da natureza humana, trabalhar o tema sob o prisma da diversidade torna-se imprescindível para a construção de uma educação cidadã, baseada em Direitos Humanos. Assim, o presente trabalho busca descrever como o tema é abordado na educação brasileira, identificando fragilidades e indicando pontos de melhorias. Para a sua realização, procedeu-se com a busca no referencial teórico, seguido do levantamento de publicações entre 2010 e 2019, na base SciELO, utilizando como descritores de assunto as palavras Educação e Sexualidade. Foram selecionados 28 (vinte e oito) artigos que atenderam aos critérios de inclusão e apresentaram relevância com a abordagem pretendida. Entre os resultados obtidos, verificou-se que os docentes tratam o tema segundo concepções pessoais; as Políticas Públicas que visam a inclusão da temática como conteúdo escolar encontram entraves morais ou religiosos e pouco se efetivam na prática; a formação docente na temática é demasiadamente incipiente; intervenções assumem caráter higienista e reforçam a construção heteronormativa, além de existirem poucas avaliações disponíveis, dificultando o embasamento consistente para ações corretivas.


Palavras-chave


Educação; Sexualidade; Gênero; Diversidade Sexual.

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DOI: http://dx.doi.org/10.18316/rcd.v15i36.9104

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