EDUCAÇÃO E SEXUALIDADE

UMA REVISÃO INTEGRATIVA DA LITERATURA

Autores/as

  • Fernanda Geórgia Isidoro Corrêa INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)
  • Isabel Kathyane da Silva Mota INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)
  • Francisco Régis Vieira Alves INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

DOI:

https://doi.org/10.18316/rcd.v15i36.9104

Palabras clave:

Educação, Sexualidade, Gênero, Diversidade Sexual.

Resumen

Tendo em vista que a sexualidade é uma dimensão indissociável da natureza humana, trabalhar o tema sob o prisma da diversidade torna-se imprescindível para a construção de uma educação cidadã, baseada em Direitos Humanos. Assim, o presente trabalho busca descrever como o tema é abordado na educação brasileira, identificando fragilidades e indicando pontos de melhorias. Para a sua realização, procedeu-se com a busca no referencial teórico, seguido do levantamento de publicações entre 2010 e 2019, na base SciELO, utilizando como descritores de assunto as palavras Educação e Sexualidade. Foram selecionados 28 (vinte e oito) artigos que atenderam aos critérios de inclusão e apresentaram relevância com a abordagem pretendida. Entre os resultados obtidos, verificou-se que os docentes tratam o tema segundo concepções pessoais; as Políticas Públicas que visam a inclusão da temática como conteúdo escolar encontram entraves morais ou religiosos e pouco se efetivam na prática; a formação docente na temática é demasiadamente incipiente; intervenções assumem caráter higienista e reforçam a construção heteronormativa, além de existirem poucas avaliações disponíveis, dificultando o embasamento consistente para ações corretivas.

Biografía del autor/a

Fernanda Geórgia Isidoro Corrêa, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Graduação em Engenharia de Produção Mecânica.

ORCID 0000-0001-8445-9983

Isabel Kathyane da Silva Mota, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Mestra em Educação Profissional e Tecnológica. Graduação em Pedagogia.

ORCID 0000-0001-8954-0174

Francisco Régis Vieira Alves, INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO CEARÁ (IFCE)

Doutor em educação com ênfase em Ensino e História da Matemática. Pesquisa sobre Ensino na Universidade.

ORCID 0000-0003-3710-1561

Publicado

2023-03-10

Número

Sección

Artigos